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Cuiabá

Novo Plano Diretor prevê terminal ferroviário em área estratégica de Cuiabá

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O secretário Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, afirmou em evento realizado na quinta-feira (9) pelo Fórum Pró Ferrovia que o novo Plano Diretor de Cuiabá aponta para uma região estratégica da capital onde deve ser construído o terminal ferroviário.

A ideia de Vuolo e demais membros do Fórum é que a ferrovia Senador Vicente Emílio Vuolo transforme Cuiabá em um centro logístico e em uma cidade ainda mais industrial.

A área onde está prevista a instalação da ferrovia foi apontada pela empresa Rumo S.A. que será responsável pela gestão, aquisição, e trâmites legais envolvendo o terreno, tendo em vista que o investimento é de responsabilidade da iniciativa privada.

“O local apontado pela Rumo S.A. vai ao encontro do planejamento urbano de Cuiabá, tendo em vista que fica na região sul e faz parte de uma zona chamada de zona de alto impacto, que foi preparada desde 1994 para receber grandes empreendimentos, como a termelétrica, o gasoduto e o porto seco”, afirmou Vuolo.

O contrato da Rumo S.A. com o governo estadual prevê a implantação do terminal ferroviário na capital mato-grossense até 2025. Porém, não foram solicitadas licenças no trecho até Cuiabá, somente até o município de Campo Verde.

O terminal previsto na minuta do novo plano diretor, mesmo local apontado pela Rumo S.A., ficará em uma posição estratégica, entre o Distrito Industrial e a Rodovia dos Imigrantes, na saída para Santo Antônio de Leverger, em Cuiabá.

Segundo o arquiteto José Antônio Lemos, a discussão sobre a previsão de um local para receber indústria em Cuiabá e por conseguinte um terminal ferroviário começou em 1986 quando foi criado o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU).

“Aquela região no sul é favorável porque o vento vem do norte para o sul e a água também do norte para o sul, todas as condições favorecem aquela localização”, afirmou Lemos. “Cuiabá é o umbigo de Mato Grosso, produz muito e tem a questão da população que permitirá geração de emprego e a ferrovia é fundamental para toda a baixada cuiabana”, completou.

A Macrozona de Alto Impacto (MAI) corresponde a uma faixa ao longo da rodovia Imigrantes, da MT-040, do Distrito Industrial e da área de influência da ferrovia, cujo objetivo é receber infraestruturas e atividade de alto impacto ao uso residencial.

Entre as diretrizes do novo Plano Diretor está, segundo o documento, “promover ações que garantam a construção da ferrovia até Cuiabá” e “Articular com o Governo Estadual e Federal a implantação da Ferrovia Senador Vicente Vuolo e a sua inter-relação com os Sistemas Viário e de Logística e Transporte de Cargas bem como a localização do seu terminal em consonância com a infraestrutura e zoneamento do município”.

A minuta completa do novo Plano Diretor pode ser lida aqui.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

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Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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