Connect with us

BRASIL

Novo feriado? Lula quer tornar 2 julho data da Independência do país; entenda

Publicado

em

Lula participa do desfile cívico do 2 de Julho
Matheus Landim/GOVBA

Lula participa do desfile cívico do 2 de Julho

O presidente Lula (PT) defendeu, nesta quinta-feira (4), a ideia de transformar a data de 2 de Julho em um feriado nacional para comemorar a Independência do Brasil, além do 7 de Setembro.

O feriado de 2 de Julho é comemorado apenas na Bahia, pois diz respeito à data de Independência do estado com a expulsão dos últimos portugueses relacionados à exploração da coroa no Brasil em 1823.

O mandatário chegou a participar das comemorações do feriado baiano em Salvador. Ele vestiu um turbante dos filhos de Gandhi, tradicional do grupo de afoxé do estado.

Dois dias depois, durante evento do lançamento da pedra fundamental de um superlaboratório público de ciência, o mandatário compartilhou a ideia em seu discurso, em que comentou os potenciais e as dificuldades do país ao longo da história.

“Nós fomos o último país a fazer a independência. E tem duas independências. Tem independência, que foi o grito do imperador, que a gente nem sabe se deu o grito mesmo, mas está lá. Dizem que deu o grito, tem a fotografia e alguns cavalos”, afirmou o presidente.

Em seguida, o petista afirma que a verdadeira Independência do país aconteceu em Salvador, na Bahia, com a expulsão dos colonizadores portugueses.

“Mas nós tivemos a verdadeira independência do Brasil, que foi o resultado final da expulsão dos últimos portugueses, que foi o 2 de Julho em Salvador, na Bahia. Ali, houve luta e houve mulheres heroínas, muitas mulheres que lutaram para garantir a independência”, disse.

“Eu agora vou tentar transformar os dois dias em ato oficial da Independência. E, mais ainda, vamos ter que recontar a história deste país”, completou Lula.

História do dia 2 de julho

No começo da década de 1820, a Bahia era uma das províncias mais exploradas pelo império português. Ao mesmo tempo, os habitantes eram extremamente leais a Dom Pedro I.

Distante física e ideologicamente da Coroa, a população se sentia cada vez mais explorada e negligenciada pelos colonizadores, principalmente após a chegada de Dom João I.

Com isso, a população baiana queria um governo composto apenas por brasileiros. Preocupado, Portugal queria reaver o controle da área, uma vez que a movimentação separatista tomava conta do Rio de Janeiro e era arriscado perder a região do nordeste.

Na tentativa de manter o controle da colônia, a Coroa instaurou a entrada de um comandante militar das tropas locais baianas, Inácio Luís Madeira de Melo, um veterano de guerra que lutou contra Napoleão, e era mau visto pela população.

Este foi o estopim para a população, que partiu para a luta contra os colonizadores. Em 28 de junho de 1823, os baianos tomaram uma embarcação portuguesa atracada às margens do Rio Paraguaçu, considerada a primeira vitória da população local contra a Coroa.

As lutas continuaram até dia 2 de julho, quando foi travada a batalha final em Salvador com a vitória do povo baiano e a expulsão da Coroa Portuguesa do Brasil.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora