Connect with us

POLÍCIA

Nove municípios de MT terão candidaturas únicas a prefeito

Publicado

em

Em um cenário político peculiar, nove municípios de Mato Grosso já sabem quem comandará seus destinos nos próximos anos. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), essas cidades registraram apenas um candidato à prefeitura, o que praticamente garante a reeleição dos atuais gestores.

A maioria dos prefeitos que já estão com a reeleição encaminhada é filiada ao União Brasil, com cinco nomes nessa situação. Os demais partidos com representantes nessa condição são o PSB e o MDB, com dois candidatos cada.

Entre as cidades que seguem esse padrão, destacam-se Apiacás, Castanheira, Denise, Lambari do Oeste, Marcelândia, Ponte Branca, Porto dos Gaúchos, Santa Terezinha e São Pedro da Cipa.

  • Apiacás: Júlio Cesar dos Santos (Movimento Democrático Brasileiro – MDB)
  • Castanheira: Jakson de Oliveira Rios Junior (União Brasil)
  • Denise: Alcedir de Sousa Oliveira (União Brasil)
  • Lambari D’oeste: Marcelo Vieira Vitorazzi (União Brasil)
  • Marcelândia: Celso Luiz Padovani (União Brasil)
  • Ponte Branca: Clenei Parreira da Silva (União Brasil)
  • Porto Dos Gaúchos: Vanderlei Antônio de Abreu (Movimento Democrático Brasileiro – MDB)
  • Santa Terezinha: Thiago Castellan Ribeiro (Partido Socialista Brasileiro – PSB)
  • São Pedro da Cipa: Eduardo José da Silva Abreu (Partido Socialista Brasileiro – PSB)

Como funciona a eleição com candidatura única?

É importante ressaltar que, mesmo com apenas um candidato, a eleição só é considerada inválida se o número de votos nulos ultrapassar a metade dos votos válidos. Nesse caso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) é obrigado a marcar uma nova data para a eleição, conforme determina a lei.

O que acontece se o TRE não marcar nova eleição?

Caso o TRE descumpra essa determinação, o procurador regional eleitoral deve levar o caso ao conhecimento do procurador-geral da República, que, por sua vez, deverá solicitar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que seja marcada uma nova eleição imediatamente.

Com a eleição praticamente definida em nove cidades, a atenção se volta agora para os demais municípios mato-grossenses, onde as disputas prometem ser mais acirradas.

Por Nortão MT

Continue Lendo

POLÍCIA

Autor de estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil em Paranaíta

Publicado

em

Por

Um homem de 43 anos investigado por crimes de estupro de vulnerável praticados contra duas vítimas teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia Civil, nesta sexta-feira (08.11), em investigações conduzidas pela Delegacia de Paranaíta.

A prisão integra os trabalhos da Operação Hagnos, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em todo o país com foco no cumprimento de mandados com foco no combate à violência contra crianças e adolescentes.

Entre as vítimas do investigado estão sua enteada e uma outra criança de 10 anos de idade.

As investigações conduzidas pela Delegacia de Paranaíta iniciaram no dia 30 de outubro após a mãe da menor flagrar o companheiro abuscando de sua filha. Na ocasião, o suspeito conseguiu fugir, evitando a sua prisão em flagrante.

Durante as investigações, foi constatado que além de ter abusado da enteada, o investigado havia estuprado outro menor. Diante dos fatos, a delegada Paula Moreira representou pelo mandado de prisão preventiva do suspeito, que foi deferida pela Justiça e cumprida nesta sexta-feira (08).

Após ter a ordem de prisão cumprida, o suspeito foi conduzido à delegacia para as providências cabíveis, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora