Connect with us

POLÍCIA

Nove municípios de MT terão candidaturas únicas a prefeito

Publicado

em

Em um cenário político peculiar, nove municípios de Mato Grosso já sabem quem comandará seus destinos nos próximos anos. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), essas cidades registraram apenas um candidato à prefeitura, o que praticamente garante a reeleição dos atuais gestores.

A maioria dos prefeitos que já estão com a reeleição encaminhada é filiada ao União Brasil, com cinco nomes nessa situação. Os demais partidos com representantes nessa condição são o PSB e o MDB, com dois candidatos cada.

Entre as cidades que seguem esse padrão, destacam-se Apiacás, Castanheira, Denise, Lambari do Oeste, Marcelândia, Ponte Branca, Porto dos Gaúchos, Santa Terezinha e São Pedro da Cipa.

  • Apiacás: Júlio Cesar dos Santos (Movimento Democrático Brasileiro – MDB)
  • Castanheira: Jakson de Oliveira Rios Junior (União Brasil)
  • Denise: Alcedir de Sousa Oliveira (União Brasil)
  • Lambari D’oeste: Marcelo Vieira Vitorazzi (União Brasil)
  • Marcelândia: Celso Luiz Padovani (União Brasil)
  • Ponte Branca: Clenei Parreira da Silva (União Brasil)
  • Porto Dos Gaúchos: Vanderlei Antônio de Abreu (Movimento Democrático Brasileiro – MDB)
  • Santa Terezinha: Thiago Castellan Ribeiro (Partido Socialista Brasileiro – PSB)
  • São Pedro da Cipa: Eduardo José da Silva Abreu (Partido Socialista Brasileiro – PSB)

Como funciona a eleição com candidatura única?

É importante ressaltar que, mesmo com apenas um candidato, a eleição só é considerada inválida se o número de votos nulos ultrapassar a metade dos votos válidos. Nesse caso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) é obrigado a marcar uma nova data para a eleição, conforme determina a lei.

O que acontece se o TRE não marcar nova eleição?

Caso o TRE descumpra essa determinação, o procurador regional eleitoral deve levar o caso ao conhecimento do procurador-geral da República, que, por sua vez, deverá solicitar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que seja marcada uma nova eleição imediatamente.

Com a eleição praticamente definida em nove cidades, a atenção se volta agora para os demais municípios mato-grossenses, onde as disputas prometem ser mais acirradas.

Por Nortão MT

Continue Lendo

POLÍCIA

PRF apreende 217 cigarros eletrônicos em Rondonópolis – MT

Publicado

em

Por

Na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 14h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus de passageiros na BR-364, km 211, em Rondonópolis (MT). O veículo seguia a linha Cascavel (PR) – Rio Branco (AC).

Durante a fiscalização, dois viajantes, uma mulher de 24 anos e um homem de 20 anos, chamaram a atenção por não responderem a questionamentos simples sobre o motivo da viagem, a origem e o destino. Eles informaram que residiam em Jaciara (MT), estavam vindo de Dourados (MS).

Ao verificar a bagagem registrada nas passagens, os policiais localizaram, no compartimento de carga do coletivo, 217 dispositivos eletrônicos de fumar, além de três resistências e 10 essências.

Esses itens, conhecidos como cigarros eletrônicos, têm comercialização e importação proibidas no Brasil, conforme a Resolução RDC nº 855/2024 da Anvisa, o que configura, em tese, o crime de contrabando.

Os dois passageiros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis para os procedimentos cabíveis.

Fonte: PRF – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora