Com exposições, intervenções artísticas interativas, performances, oficinas e bate-papos, o festival Natureza Urbana fica no CCBB de Brasília entre os dias 20 de agosto e 20 de outubro. Entre as linguagens exploradas, destacam-se o graffiti, a pintura, o lambe-lambe, o stencil, a land art, a bioescultura e a meditação.
Comprometido com a sustentabilidade ambiental, social e econômica, o projeto utiliza técnicas inovadoras de produção, desde o manejo responsável de resíduos até o uso de tintas à base de água, resinas e pigmentos naturais. Essas práticas são acompanhadas por uma linguagem positiva, engajamento comunitário, acessibilidade e celebração da diversidade.
A curadoria realizada por Mila Kotka e Nina Coimbra apresenta obras de ECHO (Belarus), Daiara Tukano (DF), Ramon Martins (SP), Adriane Kariú (DF), André Morbeck (GO), Bazinato (Belarus), Dante Horoiwa (SP), Mateus Dutra (GO), Mila Kotka (Belarus), Nina Coimbra (DF), Onio (DF), Thiago Alvim (MG), e Thiago Toes (SP).
Programação:
20 de agosto
Cerimônia de abertura, visita guiada com artistas e curadoras e apresentação musical ao vivo – Pavilhão de Vidro e Área Externa
Das 16h às 22h
Aberto ao público
Local: Deck e Jardim
24 de agosto
Quando o Adormecido Acordar — Oficina de Imersão Ambiental com Bazinato (Belarus)
Das 16h às 17h45 (Sugestão de faixa etária: 16+ anos)
Número de participantes: 15 vagas
Local: Concentração no Pavilhão
31 de agosto
Oficina de Spray com Thiago Alvim (MG)
Das 14h às 17h (Sugestão de faixa etária: 16+ anos)
Número de participantes: 10 vagas
Local: Torre 01, em frente à Galeria 4
3 de setembro
Cerimônia de abertura, visita guiada com artistas e curadoras e apresentação musical ao vivo – Galeria 1
Das 18h às 21h
Aberto ao público
Local: Deck e Jardim
8 de setembro
Colagem Automática – Oficina de Colagem com Onio (DF)
Das 14h às 17h (Sugestão de faixa etária: 12+ anos)
Número de participantes: 15 vagas por turma
Local: Torre 01, em frente à Galeria 4
BioArte Meditação – Oficina de Criação de Símbolos Sacros com
Elementos de Plantas Urbanas com Mila Kotka (Belarus)
Das 14h às 17h (Sugestão de faixa etária: 16+ anos)
Número de participantes: 10 vagas
Local: Galeria 1
13 de setembro
Transformando Espaços Urbanos – Oficina de Lambe-Lambe com
Adriane Kariú (DF)
Das 14h às 17h (Sugestão de faixa etária: 9+ anos)
Número de participantes: 15 vagas
Local: Torre 01, em frente à Galeria 4
20 de outubro
Encerramento de Natureza Urbana com intervenções artísticas
Das 14h às 17h (Livre)
Local: Deck e Jardim
Serviço
Natureza Urbana
Data: De 20 de agosto a 20 de outubro de 2024
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Horário: Terça a domingo, das 9h às 21h
Classificação indicativa: Livre
Entrada: Gratuita, mediante emissão de ingressos na bilheteria física ou pelo site
Bate-papos, oficinas e vivências: Entrada gratuita, mediante inscrição no site
Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.
Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.
Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.
Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.
O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.
O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.