Connect with us

MUNDO

Nova espécie de dinossauro voador é descoberta na Austrália; conheça

Publicado

em

Interpretação artística de Haliskia peterseni, um dinossauro voador recém-descoberto.
(Gabriel Ugueto via SWNS)

Interpretação artística de Haliskia peterseni, um dinossauro voador recém-descoberto.

Ossos fossilizados achados na Austrália ajudaram a descobrir uma nova espécie de dinossauro voador. A descoberta foi relatada na revista Scientific Reports. Os ossos, desenterrados no oeste de Queensland pelo criador de museus Kevin Petersen em 2021, foram identificados como pertencentes a uma espécie recém-descoberta de pterossauro, denominada Haliskia peterseni.

Batizado de “temível” predador, esse animal viveu há cerca de 100 milhões de anos e possuía uma envergadura de asas de 4,6 metros, de acordo com os cientistas.

Uma equipe de pesquisa liderada pela estudante de doutorado Adele Pentland, da Universidade de Curtin, na Austrália, identificou o dinossauro como sendo de um anhangueriano, com base na forma do crânio, arranjo dos dentes e forma do osso do ombro.

Os anhanguerianos eram um grupo de pterossauros conhecidos por terem vivido em várias partes do mundo, incluindo o que hoje é a Inglaterra, Brasil, Marrocos, China, Espanha e Estados Unidos.

De acordo com Pentland, “com uma envergadura de asas de aproximadamente 4,6 metros, Haliskia teria sido um predador temível cerca de 100 milhões de anos atrás, quando grande parte do centro-oeste de Queensland estava submerso, coberto por um vasto mar interior e posicionado globalmente aproximadamente onde está hoje a costa sul de Victoria”.

“A preparação cuidadosa realizada por Petersen proporcionou os restos do espécime mais completo de um anhangueriano, e de qualquer pterossauro, descoberto na Austrália até o momento”, acrescentou Pentland.

Ela ainda afirmou que “Haliskia está 22% completo, tornando-o mais de duas vezes mais completo do que o único outro esqueleto parcial de pterossauro conhecido na Austrália.”

Além disso, o espécime inclui “mandíbulas inferiores completas, a ponta da mandíbula superior, 43 dentes, vértebras, costelas, ossos de ambas as asas e parte de uma perna. Também estão presentes ossos da garganta muito finos e delicados, indicando uma língua muscular, que ajudava durante a alimentação de peixes e cefalópodes.”

Haliskia peterseni agora faz parte de vários espécimes de fósseis marinhos em exibição no Museu Kronosaurus Korner em Queensland, onde Petersen atua como curador.

Ele considerou a última descoberta como “empolgante” para a ciência, educação e turismo regional, declarando: “Estou emocionado que minha descoberta seja de uma nova espécie, já que minha paixão reside em ajudar a moldar nosso conhecimento moderno sobre espécies pré-históricas.”

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora