Connect with us

Cuiabá

Nova diretoria do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência é empossada

Publicado

em

Os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), representando entidades civis, governamentais e classistas, foram oficialmente empossados na manhã desta quarta-feira (11), em uma cerimônia realizada na Casa dos Conselhos, em Cuiabá. Durante o evento, além da assinatura do termo de posse, ocorreu a eleição da nova diretoria que assumirá a responsabilidade durante o mandato de dois anos (2023/2025). A chapa ‘Unidos Somos Mais Fortes’ foi eleita por unanimidade.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, representando a Prefeitura de Cuiabá, destacou a importância do papel desempenhado pelos conselheiros em relação à administração do Município. ‘O trabalho como conselheiro é voluntário, movido pela vocação e vontade de fazer a diferença. Nosso compromisso da gestão é melhorar a acessibilidade, reconhecendo que as pessoas com deficiência têm o direito igualitário de acesso aos serviços públicos. Apesar dos desafios institucionais, a Secretaria está determinada a colaborar com o avanço das políticas para essa comunidade, e acredita que, unidos, é possível superar obstáculos’, destacou a secretária.

Hellen Ferreira também salientou os esforços contínuos da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro em atender de maneira especial a população com deficiência.

Os conselheiros titulares e suplentes tomaram posse durante a cerimônia, e a nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) para o biênio 2023/2025 foi eleita, com a seguinte composição:

Diretora presidente: Eliete Jandres de Morais, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE);

Vice-presidente: Maurílio Mederix Gomes, do Conselho Regional de Psicologia – 18ª Região;

Primeira-secretária: Márcia Fátima Folador, da Associação Mato-grossense de Deficientes;

Segundo-secretário: Luciano Marcelo de Campos, representando a Associação Mato-grossense dos Cegos.

A diretora-presidente empossada para o Biênio 2023/2025, Eliete Jandres, expressou o compromisso de continuar avançando na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, buscando a igualdade de oportunidades. Ela reconheceu os progressos já alcançados, mas também ressaltou a necessidade de um esforço contínuo no que se refere à acessibilidade, destacando que é um processo que deve ser perseguido de forma consistente.

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) possui entre suas finalidades e competências a formulação e encaminhamento de propostas junto à Prefeitura, além de assessorar e acompanhar a implementação de políticas em benefício das pessoas com deficiência. Isso envolve a promoção de atividades que contribuam para a efetiva integração cultural, econômica, social e política desse público, assegurando sua representação nos conselhos municipais relacionados às áreas de saúde, habitação, transporte e educação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora