Connect with us

Diamantino

NOTA DE SOLIDARIEDADE

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio do Prefeito Dr. Manoel Loureiro, vem expressar sua solidariedade aos trabalhadores, familiares, comunidade e a empresa afetada pelo incêndio de grandes proporções na unidade da JBS no município, na noite de sábado (10.06).

Diante disso, a Prefeitura informa que já existe uma área escolhida para a edificação do prédio dos Corpo de Bombeiros em Diamantino. O terreno de 5.700,00 metros quadrados fica próximo à unidade de Pronto Atendimento (PA), na Rua Miguel Abib. Nesta localização, os bombeiros terão um tempo de resposta menor para atender as ocorrências registradas em toda a extensão do município. O projeto está na fase final de adequação da estrutura hidráulica e elétrica.

Conforme emitido no relatório de ocorrência da 5ª CIBM de Nova Mutum, para auxílio no combate às chamas, foram empenhados um total de 03 viaturas de combate a incêndio, 03 camionetes e 17 militares pertencentes a 4 quartéis do Corpo de Bombeiros Militar (Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra e Cuiabá).

Durante a ocorrência, a Prefeitura de Diamantino esteve presente prestando o apoio e suporte necessário às equipes, por meio do envio imediato de um caminhão-pipa, de ambulância com equipe de atendimento, com a alimentação e hidratação das equipes de combate ao incêndio, com a unidade do Pronto Atendimento preparada para suporte de possíveis vítimas e em contato direto com o comandante da 5ª Companhia Independente Bombeiro Militar (5ª CIBM) de Nova Mutum, Ten. Cel. Fernando.

O Prefeito, Dr. Manoel Loureiro, destaca que não compactua com a conduta de usar uma tragédia para autopromoção ou mídia, desta forma não gravará nenhum vídeo. “A prefeitura agiu dentro de sua capacidade e continuará agindo junto a empresa e seus funcionários. O momento é de choque, mas tenho a convicção que darão a volta por cima. Deus dê uma semana de amparo e força para reconstruir a história da JBS em Diamantino.”

Em solidariedade, emitimos nossas sinceras condolências e orações a todas as famílias que estão passando por esse momento difícil.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Fé e emoção na abertura da Percorrida da Bandeira 2024 em Diamantino

Publicado

em

Por

A programação da Percorrida da Bandeira da Imaculada Conceição 2024 teve início no sábado (23.11) pela Câmara de Vereadores de Diamantino, uma tradição bicentenária que continua viva na cultura diamantinense.

A Percorrida da Bandeira reuniu devotos da padroeira da Paróquia de Diamantino e foi marcada por muita fé e emoção.

Raquel Ferreira, secretária municipal de Cultura e Turismo, convida todos os munícipes para participarem do evento. “Um momento histórico, cultural, religioso, que antecede o Dia da Imaculada Conceição celebrado no dia 8 de dezembro. Todos são muito bem-vindos!”

ITINERÁRIO:

30/11: Início na Av. Conceição – Bairro São Benedito (Residência do Prefeito Dr. Manoel. Término na rua Almirante Batista das Neves.

07/12: Início na rua João Pessoa, Bairro Jardim Guaraná (residência da Senhora Donata Glorinha), finalizando nas proximidades da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

08/12: Dia da Imaculada Conceição (feriado Municipal), não haverá percorrida. Os devotos entrarão na Missa com a bandeira em alusão ao dia da Padroeira da Cidade.

Toda a comunidade está convidada.

Sobre Imaculada Conceição

Durante toda a sua vida terrena, Maria foi livre da mancha do pecado. Essa verdade, reconhecida pela Igreja de Cristo, é muito antiga. “Entrando, o anjo disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo’” (Lucas 1,28). Muitos padres e doutores da Igreja Oriental, ao exaltarem a grandeza de Maria, Mãe de Deus, usavam expressões como: cheia de graça, lírio da inocência, mais pura do que os anjos.

A Repulsa

A Igreja Ocidental, que sempre amou a Santíssima Virgem, tinha uma certa dificuldade para a aceitação do mistério da Imaculada Conceição. Não por repulsa a Nossa Senhora, mas para conservar a doutrina da redenção operada por Cristo em favor de todos.

A Comprovação Teológica

Em 1304, o Papa Bento XI reuniu, na Universidade de Paris, uma assembleia dos doutores mais eminentes em Teologia, para terminar as questões de escola sobre a Imaculada Conceição da Virgem. Foi o franciscano João Duns Escoto quem solucionou a dificuldade ao mostrar que era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois a Santíssima Virgem era destinada a ser mãe do seu Filho. Isso é possível para a Onipotência de Deus, portanto, o Senhor, de fato, a preservou, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo.

O Calendário Romano

Rapidamente, a doutrina da Imaculada Conceição de Maria, no seio de sua mãe Sant’Ana, foi introduzida no calendário romano. José de Anchieta foi o apóstolo que propagou essa doutrina no Brasil. Desde o início de sua colonização, dedicou igrejas a esse ministério.

A Medalha

A própria Virgem Maria apareceu, em 1830, a Santa Catarina Labouré pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. Esta medalha, anunciada em todo o mundo, possibilitou a devoção a Maria Imaculada, induzindo os bispos a solicitarem ao Papa a definição do dogma, que já era vivenciado entre os cristãos.

O Dogma

Sendo assim, no dia 8 de dezembro de 1854, através da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: “Maria isenta do pecado original”.

A Confirmação

A própria Virgem Maria, na sua aparição em Lourdes, em 1858, confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadette e para todos nós: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Sua oração

“Mãezinha, fostes concebida sem a mancha do pecado, mas para além desse dom sobrenatural sob seguir o Cristo de modo perfeito, conceda a nós a força para vencer os pecados e nos tornarmos cada vez mais a imagem e semelhança de seu Filho Jesus. Amém.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora