Connect with us

MATO GROSSO

Nosso Judiciário: alunos de Direito visitam sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso

Publicado

em

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso recebeu na tarde desta segunda (19 de setembro), os estudantes do décimo semestre de Direito da Unic campus Beira Rio. O roteiro da visita foi finalizado no Espaço Memória, onde o Tribunal de Justiça guarda relíquias que contam a trajetória do Poder Judiciário mato-grossense, ao final, o corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador Juvenal Pereira da Silva, conversou com os futuros advogados.
 
O Programa Nosso Judiciário é uma iniciativa do Tribunal de Justiça que visa aproximar o Poder Judiciário não só dos estudantes de nível superior de direito, mas também estudantes de nível médio. Durante a visita, os acadêmicos entenderam o funcionamento das plataformas que facilitam o trabalho dos magistrados com as sessões virtuais, os processos através do Processo Judicial eletrônico (PJe), as diferenças entre as câmaras e secretarias, além do quinto constitucional.
 
Para o corregedor, o programa vai de encontro com a intenção da gestão atual, de criar uma troca do Judiciário com o cidadão. Segundo ele, a área do direito não se limita apenas para atuar em assuntos judiciais, mas está sobretudo conectado ao lado social, sendo de extremo valor para a sociedade. Ao finalizar, o desembargador Juvenal aconselhou aos alunos a sempre se dedicarem ao estudo e leitura.
 
A Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unic, Adriana Cardoso Sales de Oliveira comenta que “a realização dessa experiência é muito importante para os universitários, os alunos se aproximam e entendem a estrutura do Poder Judiciário, já que parece tão distante do campo acadêmico, além de ter contato com a história preservada na Sala da Memória.” Adriana complementa que a visita funciona como uma aula prática e colabora para que eles tenham outra visão do Poder Judiciário, de forma acadêmica e social.
 
Seguindo o roteiro, os alunos receberam o Glossário Jurídico que é revisado anualmente, das mãos do desembargador Juvenal. A lembrança faz parte do Programa Nosso Judiciário e tem como objetivo facilitar a linguagem jurídica para os cidadãos mato-grossenses, e esclarecer dúvidas mais frequentes.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual.
Foto 01: Estudantes e professora de direito, posam ao lado do Desembargador Juvenal Pereira da Silva.
Foto 02: Desembargador Juvenal Pereira da Silva, homem branco usa óculos de grau e terno azul marinho e entrega o Glossário Jurídico ao estudante que veste camisa branca e é um homem preto.
Foto 03: Estudantes de direito observam o Espaço Memória do TJMT, que possui em suas paredes diversos quadros e é distribuído no espaço, livros e relíquias do Poder Judiciário de MT protegidos por uma proteção de vidro.
 
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Novos operadores aerotáticos irão compor equipe do Ciopaer e ampliar atendimentos no Estado

Publicado

em

Por

Dez novos operadores aerotáticos vão compor, a partir desta semana, a equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) para ampliar a capacidade de atendimento à população em ações de segurança.

Os novos tripulantes fazem parte da 6ª turma do Curso de Operador Aerotático – Tripulante Operacional Multimissão (TOMM), concluído na última segunda-feira (18.11), que formou treze policiais e bombeiros para atuarem em ocorrências de resgate, salvamento e patrulhamento.

Além desses dez que vão atuar em Mato Grosso, o curso também formou outros três operadores que vão atuar no atendimento em Rondônia, Amapá e Acre.

O secretário de Estado de Segurança, coronel PM César Roveri, destacou os investimentos feitos nas diferentes áreas de segurança pública para ampliar e melhorar os serviços à sociedade mato-grossense.

“Esse treinamento de operador aerotático demonstra a preocupação que o Governo do Estado tem pelo cidadão. Nossos tripulantes estão equipados com macacão e colete novos, pistola Glock e fuzil, não só no Ciopaer, mas todas as forças de segurança têm o que existe de melhor no mundo para defender e proteger nossa sociedade”, afirmou.

O coordenador do Ciopaer-MT, tenente-coronel PM Ernesto Xavier Lima Junior, destacou que os novos operadores foram preparados para atuar em qualquer área da segurança pública e vão ampliar significativamente os atendimentos aéreos em todo Estado.

“Eles representam uma força 25% maior na nossa tripulação e isso vai permitir colocar mais aeronaves em operações ao mesmo tempo e oferecer melhor atendimento com menor tempo de resposta”, explicou.

Lima Junior também lembrou que o Governo vem fazendo grandes investimentos no Ciopaer, o que permitiu ampliar o atendimento à população. De janeiro a outubro deste ano, a corporação cumpriu mais de 2.400 mil horas voadas, em 1.215 atendimentos em diferentes estados.

“O Ciopaer saiu de uma unidade que voava 1.400 horas por ano e não conseguia atender às demandas de polícia e saúde para, hoje, uma unidade de 3 mil horas, com quatro helicópteros e oito aviões, atendendo toda demanda de Mato Grosso e até de outros Estados. Isso só foi possível graças aos investimentos feitos”, detalhou.

A soldado do Corpo de Bombeiros Militar Jessyca Duarte, de 29 anos, que foi a única mulher a cumprir todo o estágio, é uma dos novos operadores aerotáticos. Para ela, ser a mais nova integrante do Ciopaer é a realização de um sonho que começou há cinco anos.

“O curso em si não é fácil. Ser mulher em uma profissão predominantemente masculina não é fácil. Não podemos comparar a fisiologia de um homem com a de uma mulher. Tive que me dedicar duas vezes mais, mas eu fui muito bem acolhida pela minha equipe e pelos instrutores. Eles foram fundamentais para minha formação”, destacou.

Outro novo operador aerotático formado é o sargento PM Amós de Almeida da Silva, que vai atuar no Estado do Amapá como tripulante.

“Foi um curso de alto padrão, que exigiu muito do aluno. Nós atuamos com multimissões e temos que estar preparados para qualquer situação, e, com esse curso, eu me sinto preparado para oferecer o melhor atendimento à população do meu Estado”, disse.

O curso

O curso 6º Operador Aerotático – Tripulante Operacional Multimissão (TOM-), do Ciopaer, foi realizado durante 75 dias consecutivos e incluiu atividades de sobrevivência em selva, salvamento aquático e resistência em altura. Uma das atividades de resgate ocorreu no Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães.

O treinamento também ofereceu aos tripulantes noções de policiamento, atividade do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), além de aerodinâmica, meteorologia, mecânica e combustível da aeronave.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora