Um cachorro, que estava vivendo em situação de abandono, foi resgatado nesta terça-feira (8 de outubro) durante uma ação conjunta da Polícia Militar e o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), órgão vinculado a Prefeitura de Sorriso. Um segundo animal, provavelmente da mesma ninhada, não resistiu e morreu de desnutrição.
O flagrante foi registrado em uma residência, situada na Rua das Pedras, no bairro Novo Horizonte.
As diligências iniciaram após vizinhos denunciarem que proprietário da residência havia viajado e deixado os animais com água e comida insuficientes.
“Foi necessário cortar uma corda que mantinha o portão fechado para termos acesso a parte interna do imóvel e resgatarmos os animais”, disse o coordenador do NIF, Reinaldo Nunes.
Diante da gravidade, o cachorro recebeu cuidados no local e, posteriormente, foi encaminhado para uma clínica veterinária que mantém convênio junto à Administração Municipal.
O tutor dos animais foi identificado e deve ser indiciado com base na Lei dos Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). O artigo 32 da referida lei prevê pena de reclusão de dois a cinco anos e multa. Caso ocorra a morte do animal, a pena é aumentada de um sexto a um terço.
Disque denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações de fiscalização e prevenção de crimes de maus-tratos por meio dos telefones (66) 3545 4769 e (66) 9 9927 2611 (NIF); 197 (Polícia Militar) ou 197 (Polícia Judiciária Civil).