A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, irá abrir neste sábado duas Unidades Básicas de Saúde para atender as famílias contempladas pelo programa Bolsa Família, do Governo Federal. É importante que os beneficiários participem da avaliação de saúde, que é obrigatória. Em Sinop, são 9.399 cadastrados, desse total apenas 42% fizeram o acompanhamento.
Esse processo é necessário para garantir que as famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso aos serviços de saúde preventivos para identificar os problemas de saúde mais cedo, evitando complicações futuras e garantir o benefício.
No sábado (14), as UBS’s dos bairros Sebastião de Matos e Boa Esperança vão estar abertas das 7h às 16h. O atendimento é livre demanda, ou seja, não é necessário realizar agendamento, basta ir até a unidade levando um documento de identificação, cartão SUS, carteira de vacinação das crianças, caderneta da gestante e o Cartão Bolsa Família.
A coordenadora do programa Bolsa Família, Lucélia Rosa da Cruz, destaca que a pesagem é obrigatória para crianças menores de 7 anos, gestantes e mulheres. “É importante que as famílias compareçam nas Unidades Básicas de Saúde para cumprir a condicionalidade imposta pelo programa, que são as pesagens de todos os beneficiários e conferência do cartão de vacina que precisa estar em dia”, ressaltou.
Essas exigências do programa devem ser cumpridas duas vezes ao ano, na primeira vigência entre janeiro a julho e na segunda vigência entre agosto e dezembro. Vale ressaltar que esse serviço é ofertado de segunda a sexta-feira em todas as UBS’s do município, das 7h às 11h, e das 13h às 16h30.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT