Connect with us

Cuiabá

“Nenhuma gestão valorizou e deu tantas oportunidades aos servidores como a do prefeito Emanuel Pinheiro”, afirma servidora com 35 anos de Prefeitura

Publicado

em

“Estou aqui desde 89, posso te dizer com clareza: a realidade é que nenhuma gestão valorizou e deu tantas oportunidades aos servidores como a do prefeito Emanuel Pinheiro.” Com essas palavras, a servidora Joelma Souza resumiu o que sente ao relembrar os quase oito anos de gestão de Emanuel Pinheiro. Funcionária efetiva da Prefeitura de Cuiabá há 35 anos, Joelma é conhecida por seu perfil hospitaleiro, proativo e perfeccionista, características que têm marcado sua trajetória e contribuído para seu reconhecimento na administração municipal.

Atualmente lotada na Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, onde ocupa o cargo de assessora especial, Joelma destaca que foi seu conhecimento técnico na área fundiária que lhe rendeu não apenas visibilidade, mas também homenagens significativas. “Desde o início da gestão, fui reconhecida. Meu conhecimento técnico na minha área foi valorizado, e com isso vieram os prêmios. Nas festividades do Cuiabá 300 anos, recebi o título de Melhor Funcionária em Serviços Prestados e no ano de 2019, fui contemplada com a honraria de Funcionária Padrão do Município de Cuiabá. Esses são meus xodós, guardo com muito carinho”, compartilhou, com um sorriso.

Joelma, é conhecida por ser prestativa, ágil e atenciosa, e esse comprometimento a levou a ser convidada para participar dos estudos de readequação da Lei Complementar nº 523/2023, a Lei da REURB, de âmbito federal e fundamental para a regularização fundiária. “Fiquei lisonjeada por fazer parte desse processo, por ter voz e ser reconhecida”, relatou. Essa legislação abrange a regularização fundiária rural e urbana, promovendo a integração de núcleos urbanos informais e facilitando a emissão de títulos de propriedade.

Neste ano, Joelma também representou a Prefeitura de Cuiabá no projeto “Solo Seguro”, realizado em parceria com a Corregedoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, durante a Semana Nacional de Regularização Fundiária. Ela palestrou sobre a aplicação da REURB em Cuiabá, reforçando a importância do programa para o município.

Para Joelma, o valor da gestão de Emanuel Pinheiro está no compromisso com a humanização, princípio que ela também carrega. “A gestão do Emanuel é humanizada, e meu atendimento sempre foi humanizado, com empatia. Tenho certeza de que esse foi um dos fatores cruciais para que tudo fluísse tão bem durante esses anos. A verdade é que nós, servidores de carreira, sempre ficamos apreensivos com mudanças de gestão. Nos questionamos se nosso jeito de trabalhar será aceito pelo gestor. E o meu lado humanizado, em vez de ser um problema, se tornou uma solução, abrindo portas, especialmente as do reconhecimento”, afirmou.

Mãe solo, Joelma criou suas duas filhas enquanto trabalhava no Executivo Municipal, dedicando grande parte desses anos à regularização fundiária na capital. “Eu sei reconhecer a importância da entrega de títulos de propriedade para o cidadão. Eu via a angústia na voz de moradores de bairros antigos de Cuiabá enquanto aguardavam ansiosamente o documento que atestava a posse de seus imóveis, as letras que afirmariam que aquela propriedade pertencia àquela pessoa, a segurança de saber que aquele terreno era seu, sabe? Na gestão de Emanuel Pinheiro, atuamos em bairros tradicionais como Alvorada e Santa Izabel, além de distritos como Nossa Senhora da Guia e Sucuri”, detalhou.

Ao ser questionada sobre a mensagem que gostaria de deixar para os colegas servidores, Joelma foi enfática: “Aperfeiçoem-se! Digo isso para todos: façam cursos, busquem se qualificar. Eu mesma fiz vários cursos nos últimos anos, quase um por mês. A Secretaria de Gestão ofereceu muitas oportunidades para nos atualizarmos. Neste Dia do Servidor, reforço que nossa missão é sempre entregar o melhor para a população, com serviço humanizado e empatia”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora