Connect with us

BRASIL

Negros são 76,5% das vítimas de homicídio no Brasil

Publicado

em

Negro tem 2,8 vezes mais chances de ser assassinado no Brasil
Fernando Frazão/Agência Brasil

Negro tem 2,8 vezes mais chances de ser assassinado no Brasil

A cada 10 pessoas assassinadas no Brasil, 7 são pessoas negras. Com isso, a população preta constitui 76,5% das vítimas de homicídio no país em 2022. A informação é do Atlas da Violência 2024, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado nesta terça-feira (18).

De acordo com o levantamento, 35.531 pessoas negras foram mortas de forma intencional no Brasil em 2022. Além disso, a taxa de mortes intencionais para população negra é de 29,7 a cada 100 mil habitantes do grupo. Para pessoas não negras (ou seja, pessoas brancas, indígenas e amarelas) a mesma taxa é 10,8.

Segundo o Atlas da Violência, o índice de homicídios contra pessoas não negras é de 19,4% do total de mortes com registro racial. Dessa forma, para cada pessoa branca, indígena ou amarela morta, 2,8 negros são vitimados.

Além disso, o relatório aponta que, no período entre 2012 e 2022, uma pessoa negra foi assassinada a cada 12 minutos no Brasil. Ao todo, são 445.442 negros vítimas de homicídio.

Bahia lidera número de homicídios

O estado com o maior número de homicídios contra pessoas negras é a Bahia, com 6.259 mortas em 2022. É também no território bahiano onde está a maior parte da população preta do país – cerca de 80%.

A lista segue com o Amapá (48,8), Amazonas (47,5) e Rio Grande do Norte (45,3) nas segunda, terceira e quarta posição, respectivamente.

O relatório também apontou que a Bahia é o estado com o maior número de cidade na lista das 20 mais violentas do país.

Queda

Apesar do índice significativo, ele representa uma pequena queda em relação a última versão do Atlas da Violência, divulgado em 2023 com o ano base 2021 e que teve o maior número de pessoas negras assassinadas em 11 anos, com 36.616 homicídios.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora