O acidente ocorrido no porto de Baltimore, nos Estados Unidos, quando um navio carregado de containers bateu e derrubou uma ponte pode gerar uma crise global, estimada em US$ 600 milhões e respingar no agronegócio aqui no Brasil.
veja o vídeo do acidente:
Segundo especialistas do setor, para o agronegócio brasileiro, o impacto principal deve recair sobre o setor de açúcar, por ter afetado os terminais do Porto de Baltimore e ser necessário definir novas rotas para os navios. Os armadores estão tirando Baltimore da lista de protos, o que pode gerar congestionamento de portos e novos gargalos em outros portos.
O Brasil, que é o maior produtor e exportador mundial do de açúcar e em 2023 exportou 31,38 milhões de toneladas do adoçante para outros países. A receita acumulada, foi de US$ 15,75 bilhões.
O Brasil exporta uma quantidade significativa de açúcar através de Baltimore, que é o maior porto importador desse produto. Além do açúcar, produtos como café e piso cerâmico, também exportados pelo Brasil, podem sentir os impactos nas próximas semanas. O setor exportador brasileiro está monitorando de perto a situação, ciente das possíveis consequências para suas operações.
A preocupação é que os desafios com a queda da ponte, que tem 2,6 quilômetros de extensão, podem perdurar por semanas. Pelo menos 12 grandes navios estão presos no local