Connect with us

Diamantino

Natal do Cerrado movimenta economia de Diamantino

Publicado

em

Durante os eventos festivos, como a realização do Natal do Cerrado, que aconteceu em Diamantino, os feirantes são presença confirmada ofertando à população o que há de melhor para alimentação. Além de atender ao público do evento, movimenta a economia local. As comemorações natalinas aconteceram em dois em dois fins de semanas (08,09, 16 e 17.12).

Ao todo, participaram 10 feirantes que ofertaram os mais variados tipos de alimentação ao público, como: espetos, churrasco grego, pastel, churros, açaí e bebidas.

Uma das feirantes presente no evento foi a proprietária de um churrasco grego, Thaelainy Chrystina, 22 anos, ela contou como foi as vendas durante a realização do Natal do Cerrado.

“Este Natal do Cerrado foi um evento muito maravilhoso, estamos aqui presentes pelo segundo fim de semana consecutivo e notamos que o público esteve no local consumindo bastante. As nossas vendas superaram nossas expectativas, geralmente nas feiras da cidade comercializamos 50 lanches por noite, e com esse evento já vendemos o dobro, foram 100 lanches por noite e ainda havia pessoas nos procurando pedindo mais lanches.”

Outro feirante é Jefte Ojeda, que já atua há mais de 1 ano vendendo espetos, ele avaliou a realização dos eventos e conta que é notório o aumento nas vendas nestes períodos festivos.

“Com as festividades na cidade vendemos muito bem, nossa demanda aumenta bastante. Os eventos que são realizados pela prefeitura são muito positivos, pois são comemorações que conseguimos um público muito maior, todas as nossas vendas dobram.”

Evandro Alves, 48 anos, também é feirante há mais de 7 anos, conta que festividades como foi o Natal do Cerrado, Tus Vens e outros realizados pela prefeitura garantem uma renda extra, já que há um aumento nas vendas.

“É muito gratificante a realização de eventos na cidade, eu vendo muito mais, consigo uma rentabilidade maior do que no dia a dia na feira, agradeço pela realização dos eventos no município.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora