Connect with us

MUNDO

Nasa divulga imagem inédita de Saturno tirada do telescópio James Webb

Publicado

em

A imagem mostra o planeta mais escuro, com os anéis brilhando e alguns satélites naturais
NASA, ESA, CSA, STScI, M. Tiscareno (SETI Institute), M. Hedman (University of Idaho), M. El Moutamid (Cornell University), M. Showalter (SETI Institute), L. Fletcher (University of Leicester), H. Hammel (AURA); image processing by J. DePasquale (STScI)

A imagem mostra o planeta mais escuro, com os anéis brilhando e alguns satélites naturais

A agência espacial norte-americana, NASA, publicou uma nova imagem do planeta Saturno, que foi tirada pelo Telescópio Espacial James Webb. Nela, pode-se ver o planeta em tons mais escuros, envolto pelos anéis de gelos brilhantes. Além disso, pode-se observar três satélites naturais do planeta o orbitando.

A maneira como a imagem foi capturada explica a luminosidade provinda dos anéis. Saturno foi registrado pela NIRCam, uma câmera infravermelha, que está localizada próxima ao telescópio. O aparelho registra o planeta mais escuro devido ao tipo de ondas emitidas, e a forma como ela reage ao gás metano, que absorve quase toda a luz incidente na atmosfera. Por outro lado, os anéis, que são formados em sua maioria por cristais de gelo e rochas, não sofrem nenhuma interferência.

A foto faz parte de um projeto que tem como objetivo descobrir novas luas na órbita do planeta. A procura por novos corpos celestes no sistema de Saturno é uma forma de mapeamento dos cientistas para se ter uma visão completa de como ele está funcionando. Dessa forma, poderão entender melhor como o planeta se portava no passado, em comparação a como se porta atualmente. Para isso, eles utilizam o James Webb.

Na imagem divulgada, além dos anéis brilhantes, é possível visualizar três satélites naturais do planeta: Dione, Encélado e Tétis. Os cientistas já haviam usado recentemente o telescópio para estudar mais Encélado. Na pesquisa, foi possível encontrar uma pluma de vapor de água considerada grande, além de partículas que jorravam do polo sul, sendo direcionadas ao anel E de Saturno.

Há uma expectativa dos cientistas de que novos registros sejam feitos pelo telescópio, e que eles auxiliem nas investigações de alguns anéis considerados mais fracos, como o fino anel G e o difuso anel E.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora