Lucas do Rio Verde

Não acredite em fakenews, vacina Bivalente é segura

Publicado

em

Embora a dose de reforço contra a Covid-19 com a vacina Bivalente esteja disponível nos PSFs de Lucas do Rio Verde desde o dia 27 de fevereiro, a procura pelo imunizante continua baixa. Entre os dias 27 de fevereiro e 15 de março, o Município aplicou apenas 109 doses.

Desde a liberação da vacina, a estimativa seria vacinar em torno de 1.200 pessoas acima de 70 anos. Até o momento, 59 idosos de 70 a 74 anos foram vacinados. Outras 31 doses foram aplicadas em pessoas de 75 a 79 anos, e apenas 19 pessoas com 80 anos ou mais tomaram a vacina.

De acordo a técnica de enfermagem da Central de Vacina, Soeli Tomazi, a Bivalente é extremamente segura e previne os sintomas graves. “O benefício da vacina é muito melhor do que o risco de não tomar”, disse.

Importante salientar que o imunizante contém a cepa das vacinas anteriores contra a Covid-19 e a cepa da Ômicron, essa última responsável pelo aumento no número de casos em 2022.

“É prejudicial disseminar informações falsas sobre a vacina nas redes sociais ou mesmo no WhatsApp, levando as pessoas a não tomarem o imunizante. Isso é perigoso porque, se a pessoa pegar coronavírus e for portadora de alguma doença, ela pode vir a ter sintomas graves e, até mesmo quem não tem outras doenças, pode sentir um desconforto ainda maior com a Covid quando não imunizado”, disse secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura, ressaltando que os efeitos adversos podem ocorrer devido à ativação do sistema imunológico pelo fato de a pessoa ter tomado vacinas semelhantes em sequência. “Caso ocorram, são sintomas leves que melhoram de forma espontânea”.

A Secretaria de Saúde ressalta que as vacinas contra a Covid-19 estão disponíveis nos PSFs, com atendimento das salas de vacinas de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2022 Oeste News