Connect with us

BRASIL

“Nanicos” confirmam nomes em convenções e SP deve ter 10 candidatos à Prefeitura

Publicado

em

“Nanicos” confirmam nomes em convenções e SP deve ter 10 candidatos à Prefeitura
ESTADÃO CONTEÚDO

“Nanicos” confirmam nomes em convenções e SP deve ter 10 candidatos à Prefeitura

Com o fim do prazo para realização das convenções partidárias nesta segunda-feira (5) e a confirmação das candidaturas às eleições de 2024, São Paulo caminha para ter 10 nomes na disputa pela Prefeitura.

Além dos nomes já bastante citados nas últimas semanas, como Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Tabata Amaral (PSB), José Luiz Datena (PSDB), Pablo Marçal ( PRTB ) e Marina Helena (Novo), outros quatro partidos menores oficializaram seus nomes no fim de semana. São eles: UP, PSTU, PCO e DC.

A Unidade Popular (UP) confirmou a candidatura do metroviário Ricardo Senese, de 37 anos, a prefeito em convenção realizada no domingo, 4, na quadra dos Sindicatos dos Bancários, no centro da capital paulista. A coordenadora nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário, Julia Soares, será a vice na chapa. O partido também lançou a candidatura de seis vereadores.

Metroviário há 13 anos, Senese afirmou que sua candidatura busca lutar contra o fascismo e fazer uma propaganda do socialismo. A disputa, segundo o candidato, é contra “grupos antidemocráticos que não aceitaram a derrota eleitoral que eles tiveram”. O partido aposta na organização dos próprios movimentos populares como vantagem nas eleições e critica a falta de tempo de TV e financiamento.

Considerada uma sigla da extrema esquerda, a UP optou por não fazer parte de nenhuma coligação. “Não houve uma discussão aprofundada de fazer esse trabalho”, afirmou Senese sobre uma possível aliança com PSTU e PCO, partidos vistos como parte da esquerda radical, que também realizaram suas convenções neste final de semana.

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) oficializou a candidatura do também metroviário Altino Prazeres, de 57 anos, à Prefeitura da capital paulista no sábado, 3, no Sindicato dos Metroviários de São Paulo. A vice na chapa será Silvana Garcia, integrante do movimento de luta por moradia. A sigla também confirmou a candidatura de seis vereadores.

O PSTU tem como objetivo se contrapor aos outros candidatos que “estão a serviço dos grandes empresários”, afirma Altino. “Nós somos a favor da classe trabalhadora, dos desempregados, dos de baixo, contra a exploração das grandes empresas, dos de cima. Por isso que nós estamos lançando essa candidatura”.

O metroviário, que disputou a Prefeitura da capital em 2016, acredita que tem mais espaço para tentar novamente o pleito neste ano, já que a população, na visão dele, não acredita que os outros candidatos “farão grandes mudanças na cidade”.

O nome do empresário Bebetto Haddad, de 68 anos, foi lançado pelo Democracia Cristã para a Prefeitura de São Paulo no domingo Segundo Haddad, o partido já tinha a intenção prévia de lançar sua candidatura a prefeito desde que ele se filiou à legenda. No entanto, anteriormente o DC chegou a cogitar nomes como o empresário Fernando Fantauzzi e o coach Pablo Marçal, que acabou se filiando ao PRTB.

O candidato do DC é ex-deputado federal pelo MDB/SP, ex-presidente Municipal do MDB da capital paulista e ex-secretário de Esporte, Lazer e Recreação do Município de São Paulo.

Haddad diz que tentará se destacar na disputa por meio do combate aos extremismos e a retomada do projeto Virando o Jogo para crianças e jovens em situação de risco. “A corrida está só começando, não é porque um piloto saiu na frente dos outros que a corrida esteja ganha para ele”, diz.

O jornalista João Pimenta, de 27 anos, teve sua candidatura confirmada pelo Partido da Causa Operária durante a convenção realizada no sábado (3). Ele é filho do presidente da legenda, Rui Costa Pimenta. O candidato é militante político estudantil e coordenador da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR).

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as convenções poderiam ser realizadas até esta segunda-feira, 5. Após a definição, os registros das candidaturas deverão ser solicitados pelas legendas até o dia 15 de agosto para a Justiça Eleitoral. Até a publicação desta matéria, Guilherme Boulos (PSOL) e Marina Helena (Novo) eram os únicos registrados.

O ex-ministro Abraham Weintraub ( foto em destaque ) ainda tenta viabilizar pelo PMB. Contudo, o partido declarou publicamente apoio a Boulos, rechaçando lançar candidato, e não havia referendado o nome de Weintraub em convenção até o fechamento deste texto. Weintraub também cogita lançar a candidatura sem partido, por meio de ação judicial. A jurisprudência dos tribunais, contudo, veda essa possibilidade.

Confira a lista de candidatos à Prefeitura de São Paulo aprovados em convenção:

– Altino Prazeres (PSTU);

– Bebetto Haddad (DC);

– Guilherme Boulos (PSOL);

– João Jorge Pimenta (PCO);

– José Luiz Datena (PSDB);

– Marina Helena (Novo);

– Pablo Marçal (PRTB);

– Ricardo Nunes (MDB);

– Ricardo Senese (UP);

– Tabata Amaral (PSB).

The post “Nanicos” confirmam nomes em convenções e SP deve ter 10 candidatos à Prefeitura first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

Publicado

em

Por

Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.

A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.

“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.

A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.

“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.

A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.

 

Fonte: ELEIÇÕES OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora