Ainda na Infraero, Ari também solicitou a implantação de novas linhas aéreas com destino à Brasília ou São Paulo. A solicitação também é defendida pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Sorriso (Condess) e já foi oficialmente protocolada pelo Município junto a sede da Infraero ainda no mês de julho. Hoje, Sorriso tem um voo diário para Cuiabá. A inclusão de novas rotas, em especial para São Paulo, é justificada pelo alto fluxo de negócios com saída da ponte aérea paulista como ponto de partida à Capital Nacional do Agro e vice-versa.
Ari pontua que Sorriso congrega 15 municípios em um raio de 200 quilômetros. Pelo censo de 2022, esses 15 municípios apresentam uma estimativa populacional de um milhão de habitantes, com uma das maiores rendas per capita do país. “Há uma grande expansão demográfica, chegando a 18,41% ao ano”, destaca o gestor que completa “são mais de 1,3 mil escritórios de negócios instalados somente no nosso Município, o que acaba acarretando na necessidade de deslocamento para negociações, por exemplo, dessa forma, há um mercado em expansão aéreo também”, frisa.
O prefeito ressalta ainda que além das viagens de negócios, há um crescimento também do mercado de turismo. “Em parceria com o Condess, elaboramos um panorama de Sorriso com esses e vários outros dados e encaminhamos às empresas”, reforça.
Também na pauta esteve o debate dos projetos de acesso aos hangares. Conforme Cláudio, com essas ações o Município busca dar uma resposta ao acelerado crescimento comercial da região. O gestor lembra que Sorriso está em uma posição estratégica no Estado, “o que potencializa o uso de nosso aeroporto e o crescimento de um município automaticamente gera ganhos para todos”, aponta. Segundo o secretário, a equipe da Semdec tem identificado uma elevação na procura por voos no aeroporto local.
Com o ministro de Portos e Aeroportos
Já à tarde, a partir das 15h30, o prefeito e o secretário devem participar de uma reunião com o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho. Novamente o plano de expansão do Aeroporto Adolino Bedin será debatido. “Além de buscar acelerar os serviços necessários nesse momento; também estamos pensando e projetando o Aeroporto para daqui há 20 anos. Estamos discutindo ampliações necessárias e também situações como concessão de hangares e linhas de acesso para hangares”, finaliza o prefeito.