Para participar do encontro do G20, no Rio de Janeiro, a ministra do Desenvolvimento Internacional da Noruega, Anne Beathe Tvinnereim , chegou ao País nessa quinta-feira (18), e iniciou a sequência de compromissos oficiais em Brasília, na Embaixada da Noruega.
Na ocasião, o embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Ruud, reuniu autoridades e representantes diplomáticos da capital para receberem Tvinnereim na capital.
“A Noruega e o Brasil têm uma amizade profunda e duradoura. Apesar de um clima muito diferente, temos muito em comum: Um grande compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, uma firme defesa dos direitos humanos, e uma forte convicção na cooperação internacional e na diplomacia”, afirmou Ruud.
Na lista de convidados estiveram a ministra de Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, 0 embaixador Andre Correa do Lago, da ministra do STJ, Maria Thereza de Assis, do presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, da coordenadora-residente das Nações Unidas no Brasil, Silvia Rucks, da secretária-geral no Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), Rosa Lemos, do diretor-executivo da Transparência Internacional, Bruno Brandão, secretário-adjunto da Presidência da República, Gabriel Lui, e do gerente de relações institucionais do Fundo Amazônia do BNDES e Rodrigo Tosta.
No menu, criado e executado pela chef Helena Gomez, foram servidos pratos brasileiros e alguns noruegueses, como Fårikal, feito de repolho e cordeiro; Gravlax, salmão marinado, e o bacalhau norueguês, que foi o motivo inicial da nossa ampla cooperação, entre iguais, com o Brasil.
Durante a passagem pelo Brasil, Tvinnereim visitará à Floresta Nacional do Tapajós, onde conhecerá iniciativas de manejo florestal e os esforços de conservação, ao lado da ministra do Clima e Meio Ambiente do Brasil, Marina Silva, e a ministra do Desenvolvimento da Alemanha, Svenja Schulze.
Confira os registros do evento:
Ministra Anne Beathe Tvinnereim
Chef Helena Gomes
Ademilson Zamboni e Nova Stella
Embaixador da Noruega Odd Magne Ruud (1)
Embaixador da Noruega Odd Magne Ruud (3)
Julia Mascarello e Savia Gavazza
Vedis Vik e Rodrigo Agostinho
Rigone Amorim, Andrezza Aleixo e André Rocha
Márcio Marinho e Marcelo Pimentel
Ministra Maria Tereza e João Francisco
Paulo César Chaves e Paco Britto
Raquel Ilha e Rafaela Ramos
Larissa Nunes, Raoni Rajão, Jussara Rajão e Gabriel Lui
Lady Souza e Raissa Romano (Vote lgbt)
Hayde Paixão e Joana Brauer
Guilherme Shandler, Rafael Lira e Michel Platini
Embaixador Martin Mbeng, Embaixatriz Laura Mbeng, Embaixador Odd Magne Ruud e Embaixador Lamarron Kaanto
Embaixador da França Emmanuel Lenain e Embaixador da Ucrânia Andrii Melnyk
Frida Asplund e Simen Kokkvoll
Francisco Gaetani, Giovanna Aguiar, Henrique Dolabella e Victoria Echeverria
Embaixador Odd Magne Ruud e equipe
Alexandre Nogales e Melson Vilanova
Alexander Eriksson e Mônica Neiva
Dione Torquato e Simon Cridland
Embaixador dos Países Baixos André Driessen, Mads Lie e Tom Eriksen
Mads Lie e Kjersti Nes
Marinete Cadete, Rosa Lemos (funbio) e Simon Kokkvoll
Talal Rashed Almansour, Silvia Rucks e Coronel Sérgio Carrera
Sérgio Bardaro, Cristina Ortuno e Simone Schönenberger (Embaixada da Suíça)
Rodrigo Agostinho, Iuri Cardoso, Carlos Hugo Sampaio e Anderson Baranov
Silva Paananen e Ademilson Zamboni
Teo Cury, Nathalia Garcia, Gustavo Maia e Pedro Ladeira
Tom Eriksen, Mads Lie, Presidente Ibama Rodrigo Agostinho, Vivian liborio (diretora MDA), Clenio Pillon e Marcelo Morandi
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.