Connect with us

MATO GROSSO

Museus estaduais participam de evento nacional com programação gratuita ao público

Publicado

em

Os museus estaduais de História Natural e de Arte Sacra participam da 21ª Semana Nacional de Museus, entre os dias 15 e 21 de maio. A programação das instituições inclui visitas mediadas às exposições e oficinas. As inscrições para as atividades podem ser feitas online. Durante o período, a visitação aos espaços será gratuita ao público.

A Semana Nacional dos Museus é um evento anual realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Nesta edição, o tema é ‘Museus, sustentabilidade e bem-estar’, com participação de 1100 museus e instituições culturais e educativas de todo país, incluindo sete museus em Mato Grosso, localizados nos municípios de Cuiabá, Alta Floresta, Cáceres e Campo Verde.

Inspirados no tema, os museus vinculados à Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) oferecem uma programação diferenciada para o público, com opções de atividades que integram arte e natureza. Entre elas, oficinas de boneco ecológico, arte japonesa, palestra sobre o ciclo da água, yoga, pintura, compostagem, cerâmica e exibição de filme.

Programação Semana Nacional dos Museus

Museu de Arte Sacra

17 a 21 de maio
9h às 17h – Visitação às exposições permanentes e temporárias

19 de maio
10h às 12h e 14h às 16h – Oficina de Boneco Ecológico, com Anne Silva

20 de maio
9h às 17h – Feira de Cerâmica
10h às 12h – Oficina de Ikebana (Arte Japonesa de Arranjos Florais), com Kelly Deluqui
10h às 12h – Exibição do filme ‘O Lorax: em busca da trúfula perdida’ e cine debate
14h às 16h – Oficina de Experimentação de Modelagem de Cerâmica no Torno, com mestre Osmar Virgílio

21 de maio
9h às 17h – Feira de Cerâmica
9h às 10h – Oficina Desafio de performance no Torno, com mestre Osmar Virgílio
9h às 10h – Oficina de contação de histórias e sessão de autógrafos com a escritora Divanize Carbonieri

Inscrições para as oficinas: https://linktr.ee/masmt

Para as oficinas, o ingresso é um quilo de alimento não perecível, que será doado para projetos sociais.

Museu de História Natural de Mato Grosso

17 a 21 de maio
8h às 18h – Exposições permanentes e temporárias
8h, 10h, 14h e 16h – Visita mediada pela área verde do Museu e trilha ao rio Cuiabá

18 de maio
9h às 11h – Palestra ‘O ciclo da água: os aquíferos e o Pantanal’ – sobre como funcionam e quais os tipos de aquíferos, a importância deles para a sociedade

19 de maio
15h30 às 17h30 – Oficina de compostagem e Minhocário – sobre compostagem doméstica urbana, incentivando mais pessoas a dar uma destinação adequada aos seus resíduos

20 de maio
8h às 9h – Yoga no Museu – aula gratuita de Hatha Yoga
9h às 11h – Oficina ‘Pintando as Árvores do Museu – Oficina de pintura em tela focada na percepção da natureza e suas nuances’
15h às 17h – Oficina ‘De onde vem a água dos rios? – sobre o ciclo das águas doces e preservação ambiental

21 de maio
9h às 17h – Feira de Cerâmica do Museu de Arte Sacra – participação do Museu de História Natural com peças confeccionadas por povos indígenas do Estado.

Inscrições para as oficinas: https://linktr.ee/mhnmt

Confira AQUI a programação completa da 21ª Semana Nacional de Museus

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Escola da rede estadual cria projeto de recuperação de nascentes em Nova Monte Verde

Publicado

em

Por

A comunidade da Escola Estadual Professora Neide Enara Sima, em Nova Monte Verde (a 944 km de Cuiabá), criou o projeto “Adote uma Nascente – Águas do Futuro” para recuperação das fontes de água de rios e córregos do município.

Criado neste ano, o projeto surgiu de forma interdisciplinar nas matérias eletivas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza com o objetivo de identificar e caracterizar as principais fontes causadoras de impactos ambientais nas nascentes urbanas e rurais do município, em um raio de 10 quilômetros ao redor da escola.

“A escola foi além da identificação das áreas degradadas e da criação de um banco de dados. Com o envolvimento de 60 alunos do ensino fundamental e médio, iniciamos a recuperação da vegetação ciliar em 100% das áreas aderentes ao projeto e já temos mais de 100 mudas de árvores plantadas crescendo de forma vistosa. Ano que vem vamos dobrar essa quantidade”, explicou a coordenadora do projeto, professora Patrícia Inácio Passos.

A professora comentou também que a promoção da consciência ambiental, iniciada por 60 estudantes do projeto, agora atinge os demais 488 alunos da escola. “Nosso objetivo para 2025 é engajar 100% das turmas do ensino médio, além de estender o projeto às salas anexas que ficam fora do perímetro urbano”, completou.

Para iniciar a recuperação ambiental das fontes de água, o projeto baseou-se nas orientações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e no apoio da gestão escolar, da coordenação pedagógica e dos demais professores.

“Me sinto em uma experiência diferente vendo na prática que estamos ajudando a natureza a se recuperar. Estamos deixando um impacto positivo e um bom exemplo. Demonstramos que pequenas atitudes, como a de plantar uma muda de árvore, podem ajudar o meio ambiente a se equilibrar”, disse a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 17 anos.

Já a aluna Lorena Colnaghi Bazani, de 18 anos, avaliou que o projeto a fez “entender melhor como a preservação das nascentes afeta tudo ao nosso redor”.

“Participar do projeto foi uma experiência transformadora. Senti-me privilegiada em fazer parte de uma iniciativa tão importante para o futuro da nossa cidade e do planeta. Plantar cada árvore foi um ato de esperança e um compromisso com a sustentabilidade”, comentou também a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 18 anos.

De acordo com o diretor da escola, professor Valdinei de Oliveira Prado, as iniciativas têm sua importância por promover o protagonismo juvenil na resolução de problemas do meio ambiente, principalmente no contexto da degradação ambiental de nascentes.

“Estamos realizando uma aprendizagem diferenciada que vai estimular as potencialidades dos nossos jovens e crianças, além de contribuir no contexto socioambiental em que vivem”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora