Connect with us

Lucas do Rio Verde

Museu Histórico e Unilasalle realizam estudo para reestruturar igreja da Comunidade Santa Terezinha

Publicado

em

Com o objetivo de realizar um projeto para a restauração da igreja da Comunidade Santa Terezinha, a equipe do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unilasalle, realizaram nesta semana, uma visita técnica no prédio, para dar início aos trabalhos.

A Comunidade Santa Terezinha fica a cerca de 25 km da cidade, e surgiu logo após a Comunidade São Cristóvão, nos anos 80. O intuito é que o espaço a ser restaurado se torne um local de visitação, abrigando uma galeria museológica, onde serão expostas peças das famílias que construíram a comunidade, servindo também como ponto de encontro para os moradores da localidade.

“Nós proporcionamos aos alunos um dia de campo para eles entenderem na prática, o que seria realmente um trabalho mais aprofundado sobre patrimônio histórico. Foi feita toda a medição, toda a fotografia, toda delimitação do espaço físico, e a ideia é essa, restaurar este importante espaço para a comunidade”, explicou o coordenador do museu, Oliveira Neto.

A professora da disciplina de História e Teoria da Conservação e da Restauração, e coordenadora do curso, Mayara Pelin, acompanhou os alunos na visita e ressaltou a importância de incentivar a preservação do patrimônio arquitetônico e cultural da cidade.

“Essa parceria veio muito a calhar, os alunos estão muito empolgados. É uma edificação que tem um valor sentimental para a Comunidade Santa Terezinha e ela pode se tornar sim um edifício que mostrará para as futuras gerações o que aconteceu ali, numa questão histórica. Ver a transformação dos espaços que antes estavam abandonados, sem uso, para algo transformado e preservado nas suas características originais, é isso que a gente busca dentro dessa disciplina”, contou a coordenadora Mayara.

A partir de agora, os alunos e a equipe do museu farão a análise das patologias, do que aconteceu ali, o que está estragado, que tipo de danos o edifício já tem e irão propor que esses danos sejam corrigidos de maneira mais fiel possível com o original.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Polícia Militar montada realiza treinamento de abordagem para GCM de Lucas do Rio Verde

Publicado

em

Por

Agentes da Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde participaram, nesta quinta-feira (7), de um treinamento voltado para abordagem veicular e pessoal, ministrado pelo Policiamento Montado da Polícia Militar de Mato Grosso – a Cavalaria.

O treinamento aconteceu durante toda a manhã, envolvendo parte técnica e prática de abordagem policial. “O nosso objetivo é assegurar a abordagem e a busca e ela tem em primeiro lugar que priorizar a segurança de quem está no policiamento, ou seja, do guarda civil”, explicou o Comandante da Guarda Civil Militar, Jota Lima.

O comandante Jota Lima ressaltou a parceria com outras forças de segurança tanto em treinamentos que tem sido constante, como em ações da GCM, garantindo um atendimento de qualidade a sociedade luverdense. “Agradecemos a Cavalaria, a Polícia Militar, a Polícia Civil que está sempre nos orientando, o Corpo de Bombeiros que constantemente nos oferece treinamentos”, observou o comandante.

O capitão Câmara da Cavalaria que esteve à frente do treinamento, reforçou a diferença que faz uma abordagem correta. “Estamos demonstrando de forma segura como seria uma abordagem de pessoas suspeitas para que de fato, possamos trabalhar em conjunto e enfrentar a criminalidade que tem aumentado nessa região”, disse.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora