Connect with us

MATO GROSSO

Museu de História Natural traz novas oficinas gratuitas em agosto

Publicado

em

A programação deste mês do Museu de História Natural de Mato Grosso traz oficinas sustentáveis, bordado, pintura, teatro de sombras e prática de yoga. As atividades são gratuitas, e realizadas nos fins de semana, pela manhã, na área verde do espaço cultural. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet.

Neste fim de semana (03 e 04 de agosto), ocorrem as oficinas sustentáveis, com construção de brinquedos feitos de plásticos e papéis. No próximo sábado (10.08) ocorre a oficina de teatro de sombras, com contação de histórias inspiradas na literatura infantil. A programação do dia 17 de agosto terá oficina de tecelagem, utilizando o bordado como técnica para melhorar a coordenação motora e a concentração, além de estimular a criatividade e o relaxamento.

A prática de yoga ocorre no dia 24 de agosto, assim como a oficina de confecção de dinossauros de papelão. O encerramento do mês, dia 31, terá oficina de pintura botânica, com pintura de flores e folhas usando técnica de aquarela.

Todas as oficinas são gratuitas, e cada uma tem a faixa etária indicativa para participação. As vagas são disponibilizadas sempre às 17h das quartas-feiras que antecedem às atividades. As inscrições são feitas pela internet, acessando o link da biografia do Instagram do Museu.

Além de oficinas e atividades na área externa, o Museu de História Natural de Mato Grosso possui uma exposição permanente de arqueologia e paleontologia, e apresentação da história da Casa Dom Aquino.

O passeio ao espaço cultural inclui atrações na área externa, entre elas estão duas réplicas de dinossauros em tamanho real. Também possui trilha sensorial no jardim, trilha até o rio Cuiabá e visita ao lago do Homem Holoceno (que recria cenas do cotidiano dos povos pré-históricos).

Serviço

O Museu de História Natural de Mato Grosso é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que funciona em gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss).

Endereço: Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT.

Funcionamento: Quarta a domingo, das 8h às 18h.

Entrada para visitar exposições de longa duração: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Entrada gratuita aos domingos e feriados. Área verde, parquinho, café e atrações do jardim: gratuito.

Inscrições para oficinas: Link AQUI https://linktr.ee/mhnmt

Mais informações: Instagram @museuhistorianaturalmt

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros resgata gato e duas cobras de locais de risco

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta quarta-feira (20.11), o resgate de um gato e duas cobras que se encontravam em situações de risco em diferentes municípios do Estado. As equipes foram acionadas através do número de emergência 193.

No município de Primavera do Leste (a 234 km de Cuiabá), a equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada por volta das 7h40 para resgatar um gato que estava preso dentro do motor de um veículo, na Avenida Eudevir Viecelli.

No local, os bombeiros militares constataram que o gato apresentava ferimentos em uma das patas e cuidadosamente realizaram a retirada do animal, evitando causar estresse desnecessário. Após o resgate, o gato foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde recebeu os cuidados necessários.

Já na tarde do mesmo dia, no município de Guarantã do Norte (a 709 km de Cuiabá), a equipe do 4º Núcleo Bombeiro Militar (4º NBM) foi acionada para capturar uma jiboia de aproximadamente 1,30 metro que estava no quintal de uma residência no bairro Rio de Janeiro.

Durante o resgate, os bombeiros realizaram a captura manual da cobra e, em seguida, a transportaram para uma área de mata, onde foi solta em seu habitat natural.

Em Campo Verde (a 131 km de Cuiabá), a equipe da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM) foi acionada para capturar uma jiboia encontrada em uma propriedade na rodovia BR-070. Ao chegar no local, os bombeiros constataram que a cobra estava na estrutura do telhado de um galinheiro.

Para o resgate, a equipe utilizou uma pinça apropriada para captura de pequenas serpentes, transferindo o animal com segurança para um tambor próprio para transporte. Em seguida, a jiboia foi solta em seu habitat natural.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora