Connect with us

MATO GROSSO

Museu de História Natural promove oficinas de terrário, desenho e dança

Publicado

em

A programação de novembro do Museu de História Natural de Mato Grosso conta com oficinas de terrário, de desenho criativo e dança afro, além de lançamento de livro e prática de yoga. As atividades são gratuitas e realizadas aos sábados pela manhã, na área verde do espaço cultural, que está localizada às margens do Rio Cuiabá. Para participar, é preciso fazer inscrições antes pela internet.

“O Museu é um espaço de educação, cultura e também de lazer, e, para este mês, preparamos uma série de atividades divertidas e educativas. Nosso objetivo é que esses momentos envolvam famílias e amigos para aprender mais sobre a cultura e a biodiversidade do nosso Estado”, comenta a coordenadora do Museu de História Natural de Mato Grosso, Enir Maria Silva.

As inscrições são feitas via link disponibilizado na descrição do perfil do Museu no Instagram (@museuhistorianaturalmt – https://linktr.ee/mhnmt). As vagas são concorridas, então é preciso ficar atento ao horário de abertura das inscrições, que começam às 17h das quartas-feiras que antecedem às atividades. As inscrições terminam assim que as vagas são preenchidas.

O Museu de História Natural de Mato Grosso é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que funciona em gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss).

Com uma extensa área verde cercada por árvores nativas e pequenos animais silvestres, o passeio ao espaço cultural inclui conhecer duas réplicas de dinossauro em tamanho real.

O Museu conta, ainda, com uma exposição permanente de arqueologia e paleontologia. Também está aberta para visitação a mostra temporária ‘Árvore-Ser’, que une pinturas da artista Tânia Pardo com poemas de Manoel de Barros, aberta ao público até 10 de dezembro.

Programação de oficinas de novembro

Oficina Terrário e mini jardim personalizado – com Sara Prado
Terrários são mini ecossistemas que replicam as condições naturais em pequena escala. Durante esta oficina, os participantes vão criar o seu próprio terrário em recipientes de vidro, preenchendo-os com cascalhos, areia, terra e plantas pequenas. Certifique-se de trazer um recipiente limpo de sua escolha, por exemplo, vidro de azeitona, de geleia, palmito, entre outros.

• Dia: 11 de novembro
• Horário: 9h às 11h
• Área verde do Museu de História Natural de MT
• Abertura das inscrições dia 08/11 às 17h: https://linktr.ee/mhnmt

Lançamento de Livro + conversa com o autor
Segunda edição do livro “O ofício das benzedeiras: um estudo sobre as práticas terapêuticas e a comunhão de crenças em Cruzeta/RN”, produzido por Francimário Vito dos Santos. Depois do lançamento do livro, haverá uma roda de conversa com o autor.

• Dia: 11 de novembro
• Horário: 9h às 11h
• Área verde do Museu de História Natural de MT
• Abertura das inscrições dia 08/11 às 17h: https://linktr.ee/mhnmt

Oficina de Desenho criativo com giz pastel oleoso – com Mayra Albuquerque
A oficina utiliza técnicas de composição criativa para ilustrar itens que fazem parte do dia a dia ou que são encontrados no Museu, tudo isso com a versatilidade do giz pastel oleoso e lápis de cor.

• Dia: 18 de novembro
• Horário: 9h às 11h
• Área verde do Museu de História Natural de MT
• Abertura das inscrições dia 15/11 às 17h: https://linktr.ee/mhnmt

Yoga no Jardim – com Amanda Cristie
Os participantes terão a oportunidade de se conectar, relaxar e revitalizar mente e corpo em um ambiente sereno e imerso na natureza. Será uma sessão de Hatha Yoga, que se concentra em aprimorar o condicionamento físico, fortalecer o corpo e ampliar a flexibilidade. Os participantes devem levar algo para forrar o chão durante a prática da Yoga, como tapete, toalha ou almofada.

• Dia: 25 de novembro
• Horário: 8h às 9h
• Área verde do Museu de História Natural de MT
• Abertura das inscrições dia 22/11 às 17h: https://linktr.ee/mhnmt

Oficina de Dança Afro – com Daya Cris
A oficina traz uma jornada de dança africana, onde a música e o corpo se unem em perfeita harmonia. A atividade segue a linha tradicional da dança afro, na qual os tambores e o corpo em movimento entram em conexão formando uma coreografia sincronizada.

• Dia: 25 de novembro
• Horário: 9h às 11h
• Área verde do Museu de História Natural de MT
• Abertura das inscrições dia 22/11 às 17h: https://linktr.ee/mhnmt

Serviço
Museu de História Natural de Mato Grosso
Endereço: Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá.
Funcionamento: Quarta a domingo, das 8h às 18h.
Entrada: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Entrada gratuita aos domingos e feriados.
Mais informações: telefone (65) 99686-7701 e Instagram @museuhistorianaturalmt

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

“Governo trabalha para que Mato Grosso continue sendo uma terra de oportunidades”, afirma vice-governador

Publicado

em

Por

O vice-governador Otaviano Pivetta afirmou que o Governo trabalha para garantir que Mato Grosso continue sendo uma terra de oportunidades. “Assim como quando cheguei a Mato Grosso em 1982, o Estado é jovem e pujante. É fundamental que nós, como poder público, possamos continuar fazendo o dever de casa com eficiência nos investimentos e na fiscalização, focando em áreas prioritárias como educação, saúde, segurança e infraestrutura”, destacou, durante entrevista ao podcast Pod Olhar, que foi ao ar nesta quinta-feira (17.10).

Otaviano Pivetta ressaltou que, segundo o IBGE, Mato Grosso é o único estado brasileiro que terá crescimento populacional até 2070. “Se continuarmos investindo acertadamente, temos a oportunidade de dobrar nosso Produto Interno Bruto (PIB) e expandir a economia do Estado, melhorando a vida das pessoas. Isso envolve atração de investimentos, geração de empregos, qualidade de vida para o nosso povo mato-grossense e a atenção do mundo voltada para cá”, afirmou.

O vice-governador lembrou que, ao assumir o cargo, ele e o governador Mauro Mendes encontraram um Estado afundado em dívidas, com servidores e fornecedores inadimplentes e centenas de obras paralisadas. “Em menos de um ano, consertamos as finanças do Estado e lançamos o maior programa de investimentos da história de Mato Grosso. Com a ajuda da Assembleia Legislativa, reorganizamos as contas públicas e devolvemos o Estado ao povo mato-grossense”, destacou o vice-governador.

Ele explicou ainda que, antes, o Estado consumia tudo que arrecadava, sem retorno para a população. Agora, 20% da arrecadação está sendo destinada a investimentos. “Estamos construindo seis grandes hospitais, fazendo quatro mil quilômetros de novas rodovias, dobrando a malha viária do Estado, e nosso objetivo é levar ainda mais infraestrutura, saúde, educação, entre muitas outras ações às quatro regiões de Mato Grosso”, acrescentou.

Entre as pautas discutidas, o vice-governador também ressaltou a importância de continuar mantendo o equilíbrio entre a geração de riqueza e a preservação ambiental. “Atualmente, 40% do território é destinado à geração de riqueza para o povo, enquanto 60% permanece preservado. Meu sonho é criar um ambiente de negócios que ofereça ao povo um Estado servidor, que efetivamente entrega serviços. Estou aqui para retribuir a Mato Grosso tudo o que recebi e construí minha história ao lado da minha família”, concluiu.

Durante a entrevista, o gestor também compartilhou um pouco de sua trajetória no setor privado e público, ao chegar ao município de Lucas do Rio Verde e ajudar a construí-lo, onde foi eleito três vezes prefeito, obtendo mais de 80% de aprovação.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora