Connect with us

MATO GROSSO

Museu de História Natural oferece oficinas inclusivas; confira programação

Publicado

em

Com uma proposta de programação inclusiva para o mês de setembro, o Museu de História Natural de Mato Grosso traz oficinas que possibilitam a participação de pessoas com deficiência nas atividades. Entre elas, estão jogo da memória da biologia, construção de vulcão caseiro, confecção de varal de lembranças e prática de ioga. As experiências ocorrem na área verde do museu, aos sábados pela manhã, e são gratuitas ao público.

Neste mês, ocorrem uma série de ações e eventos do Setembro Azul e Setembro Verde, que marcam a luta pelos direitos da comunidade surda e o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21.09).

Por isso, a coordenadora do Museu, Enir Maria Silva, explica que a programação foi pensada para o público refletir e celebrar a inclusão das pessoas com deficiência e outras minorias. Além disso, destaca que os monitores das atividades de setembro prepararam experiências onde é possível a participação de pessoas com deficiências.

“Não é possível falar de inclusão sem considerar a igualdade de acesso e oportunidades. Como Museu, adotamos esse princípio em nossa diretriz central, que orienta todas as nossas ações e atividades, especialmente neste mês de setembro”, ressalta.

Em todas as atividades podem participar pessoas com deficiência, e a oficina ‘Construindo um vulcão’ foi pensada exclusivamente para as pessoas cegas. Utilizando objetos cotidianos, a proposta é explorar os sentidos da audição, olfato e tato na experiência ao ar livre.

Para participar das atividades, os interessados devem realizar inscrições através do link disponibilizado na biografia do Instagram do Museu (@museuhistorianaturalmt): linktr.ee/mhnmt. As vagas são limitadas e as inscrições são abertas sempre às 17h das quartas-feiras que antecedem as oficinas.

O Museu de História Natural de Mato Grosso é um espaço cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), que funciona em gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss).

Além da exposição permanente de arqueologia e paleontologia, o Museu de História Natural de Mato Grosso também oferece a mostra temporária “Árvore-Ser”, que une pinturas da artista Tânia Pardo com poemas de Manoel de Barros. A proposta é proporcionar ao público uma experiência de se tornar parte da natureza, em um ambiente que explora vários sentidos. A mostra está aberta ao público até 11 de outubro, com entrada gratuita.

Programação de setembro

Dia 09.09 – Oficina Jogo da memória da Biologia, com Cecília Lozano
A oficina irá explorar os conhecimentos sobre a vida para falar da profissão biólogo. Com materiais acessíveis, será criado um jogo da memória que envolve brincadeiras, diversão, aprendizado.
Horário: 9h às 11h
Abertura das inscrições dia 06.09, às 17h: https://linktr.ee/mhnmt

16.09 – Oficina Construindo um vulcão caseiro, com Tamires Silva
Nesta oficina, a geógrafa Tamires Silva ensinará uma atividade destinada principalmente às pessoas com deficiência visual. A proposta é fazer um vulcão que solta lava, a partir da mistura de bicarbonato e vinagre. No mês da inclusão, a oficina tem como objetivo explorar os objetos cotidianos através do uso dos sentidos: audição, olfato e o tato.
Horário: 9h às 11h
Abertura das inscrições dia 13/09 às 17h: https://linktr.ee/mhnmt

23.09 – Participação na 17ª Primavera dos Museus
Com tema ‘Memórias e Democracia: LGBT+, Indígenas e Quilombolas’, o Museu irá participar da programação nacional da 17ª Primavera dos Museus. A atividade do dia está em definição e será divulgada depois.

30.09 – Yoga no Museu, com Amanda Cristie
A prática busca proporcionar conexão, relaxamento e revitalização da mente e corpo. Será uma sessão de Hatha Yoga, que se concentra em aprimorar o condicionamento físico, fortalecer o corpo e ampliar a flexibilidade.
Horário: 8h às 9h
Abertura das inscrições dia 27/09 às 17h: https://linktr.ee/mhnmt

30.09 – Bordando um varal de lembranças
A oficina pretende estimular os participantes a se conectarem com suas memórias afetivas. Para participar é necessário trazer uma peça de roupa para o bordado, de preferência composta por um tecido grosso que não estique.
Horário: 9h às 11h
Abertura das inscrições dia 27/09 às 17h: https://linktr.ee/mhnmt

Serviço
O Museu de História Natural está localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá-MT.

O funcionamento é de quarta a domingo, das 8h às 18h. O valor de ingresso para ver a exposição permanente é R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia), com entrada gratuita aos domingos.

A visita para a área externa é gratuita. Além da extensa área verde, o espaço conta com parquinho e café.

Mais informações: (65) 99686-7701 e Instagram @museuhistorianaturalmt

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora