O Museu de História Natural de Mato Grosso vai oferecer uma programação inclusiva e diversificada para a 18ª Primavera dos Museus, que será realizada de quarta-feira a domingo (25 a 29/09).
Com o tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão”, a programação no equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) contará com oficinas de Libras e de pintura inclusiva, experiências sensoriais, observação de aves, vivência rítmica, dentre outras atividades.
Além disso, as visitas ao Museu de História Natural de Mato Grosso serão gratuitas durante o período do evento, que é idealizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece em todo o país.
Confira a programação:
Visita mediada gratuita
De quarta a domingo (25 a 29/09), os visitantes poderão explorar gratuitamente a rica pré-história de Mato Grosso, que inclui fósseis de dinossauros e animais da megafauna, além de artefatos arqueológicos e etnográficos.
Para a visitação mediada, os horários são às 8h, 10h, 14h e às 16h. A visitação sem mediação pode ser feita das 8h às 18h.
Vivência com estudantes da rede pública
Na quarta (25.09), das 8h às 10h30 e das 13h30 às 16h30, o espaço recebe estudantes de escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande para a atividade “Vivência no Museu”.
Além da visita guiada, os estudantes participam de uma oficina de customização de camisetas, em que poderão expressar sua criatividade e levar para casa uma lembrança personalizada de sua experiência no Museu.
Entre dinossauros e aves: uma experiência sensorial
Na quinta-feira (26), das 13h30 às 16h30, a agenda é dedicada à Associação Mato-grossense dos Cegos.
Nesse dia, o Museu proporcionará aos participantes a oportunidade de explorar texturas e formas de fósseis de dinossauros e aves.
Pintura Inclusiva
Na sexta-feira (27), das 9h às 11h, será a vez da turma da Escola Estadual Almira de Amorim Silva visitarem o Museu.
Os estudantes irão conhecer as coleções de paleontologia, arqueologia e etnologia, e ainda participar da oficina de pintura inclusiva, conduzida pela artista Tânia Pardo.
Atravessando a Ponte
Também na sexta (27), no período da tarde, das 13h30 às 16h30, o Museu recebe a turma do projeto “Atravessando a Ponte”, da Escola Estadual Governador Júlio Strubing Müller, de Várzea Grande.
Após a visita, os estudantes irão compartilhar os temas explorados com o restante da escola.
Oficina de Libras para Crianças
No sábado (28), das 9h às 11h, haverá a oficina que apresenta os sinais básicos da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) por meio de jogos. A atividade, que será realizada na área verde do Museu, visa promover um aprendizado lúdico e divertido às crianças.
As inscrições para participar da oficina serão abertas na quarta (25), às 17h, pelo link: https://linktr.ee/mhnmt
Passarinhada Infantil
No domingo (29), das 8h às 9h, será oferecido um passeio guiado para crianças ao redor do Museu, localizado às margens do rio Cuiabá.
Durante o passeio, os participantes terão a oportunidade de ouvir o canto, admirar as cores vibrantes e apreciar a diversidade das aves.
As inscrições também serão abertas na quarta (25), às 17h, pelo mesmo link: https://linktr.ee/mhnmt
Lançamento de livro e vivência rítmica
Ainda no domingo (29), das 9h às 11h, o Museu acolhe o lançamento oficial do livro “Tempo Passarinho”, da artista Daniela Monteiro.
O evento contará com uma vivência rítmica, em que os participantes poderão interagir com elementos do livro de forma dinâmica e envolvente. Após a atividade, haverá sessão de autógrafos.
Para essa atividade é necessária inscrição prévia, que também deve ser feita a partir de quarta (25), às 17h, pelo link: https://linktr.ee/mhnmt
O Museu
O Museu de História Natural de Mato Grosso é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), e está sob gestão compartilhada desde 2006 pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss).
Localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), em Cuiabá, o espaço é aberto ao público de quarta a domingo, das 8h às 18h. Aos domingos e feriados a entrada é gratuita e nos demais dias custa R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia).
Serviço | 18ª Primavera dos Museus
Programação no Museu de História Natural Mais informações: 65 99686-7701 ou Instagram @museuhistorianaturalmt
Um jovem, investigado por estuprar a irmã em Cáceres (a 225 km de Cuiabá), foi preso pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher do município (DEDM), nesta quinta-feira (21.11).
A prisão integra os trabalhos da Operação Hagnos, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), para coibir violências contra crianças e adolescentes.
O investigado, de 19 anos, foi preso em cumprimento de mandado de prisão preventiva pelo crime de estupro de vulnerável, decretado pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Cáceres.
Conforme a delegada da DEDM de Cáceres, Paula Gomes Araújo, as investigações apontam que a vítima, atualmente com 14 anos, era abusada sexualmente pelo irmão mais velho desde os 9 anos de idade.
Diante da ordem judicial expedida, os policiais civis da DEDM realizaram diligências e localizaram o procurado, que foi conduzido para as providências cabíveis e encaminhado para a Cadeia Pública.