Connect with us

MATO GROSSO

Museu de História Natural de Mato Grosso abre inscrições para oficinas, roda de conversa e contação de histórias

Publicado

em

O Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT) abre, nesta quarta-feira (01º), as inscrições para a agenda de atividades educativas do mês de março. Com o tema “Museu por Elas”, a programação é inspirada no Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março.

Todos os sábados, na área verde, o público poderá participar de atividades conduzidas por mulheres. A ação tem o objetivo de proporcionar uma vivência sob o ponto de vista feminino, nas variadas manifestações socioculturais. Serão realizadas oficinas, roda de conversa e contação de histórias.

As inscrições são gratuitas e liberadas às 17h das quartas-feiras que antecedem a realização das oficinas. O número de vagas é limitado, por isso os interessados devem se cadastrar para as atividades no link https://linktr.ee/mhnmt

Confira a programação:

Oficina Tecendo o minhocão do Rio Pari
Quando: 04.03 (sábado)
Horário: 09h às 11h
Abertura das inscrições: 01.03 (https://linktr.ee/mhnmt)

Nesta oficina os participantes vão poder recriar, por meio de fios, uma peça mágica – O Minhocão do Rio Pari. Esta atividade será conduzida pela artista têxtil Alice Pereira, especialista em arte educação, que atua há 10 anos como professora de trabalhos manuais. Alice herdou o gosto e as habilidades manuais de sua ancestralidade.

Museu por Elas | Ioga + Roda de conversa + Café da manhã
Quando: 11.03 (sábado)
Horário: 09h às 11h
Abertura das inscrições: 08.03 (https://linktr.ee/mhnmt)

Uma manhã especial no Museu para as Mulheres. No primeiro momento, Amanda Cristie, educadora física, com o enfoque em práticas corporais, irá oferecer uma aula de Hatha Yoga, focada no condicionamento físico, no fortalecimento do corpo e no aumento da flexibilidade.

Depois, será ofertado um delicioso café da manhã durante a roda de conversa, que vai abordar temas sobre a vida e a saúde da mulher, integridade física e equilíbrio emocional. O café da manhã será fornecido pela Ana Beatriz Hirooka, gastróloga, empreendedora e fundadora da ‘Pranta‘, empresa de cozinha vegana, natural e saudável.

Durante a roda de conversa, os filhos, das mulheres presentes, poderão participar de uma oficina de cartão pop-up.

Oficina Ilustrando as Plantas do Museu
Dia: 18.03 (sábado)
Horário: 9h às 11h
Abertura das inscrições: 15.03 (https://linktr.ee/mhnmt)

Nesta oficina, os participantes aprenderão a desenhar folhas e flores e a pintar um campo natural utilizando técnicas de aquarela. A oficina será conduzida pela artista Fernanda Fidelis, que ensinará o passo a passo do processo criativo, usando flores e plantas presentes no Museu.

Oficina A Arte de Contar História
Dia: 25.03 (sábado)
Horário: 9h às 11h
Área verde do Museu de História Natural de MT
Abertura das inscrições: 22.03 (https://linktr.ee/mhnmt)

O Museu receberá a narradora Mariana Neves, professora e artista, e seu companheiro musicista Anibal Pereira para uma atividade de contação de histórias que conectam, cativam, e que possibilita a reflexão sobre duas datas importantes no mês de março – Dia da Água e Dia da Poesia.

Serviço

O Museu de História Natural de Mato Grosso é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em funcionamento sob gestão compartilhada, desde 2006, pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss).

Funcionamento: de quarta-feira a domingo, das 8h às 18h
Entrada: R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia). Aos domingos a entrada é gratuita
Endereço: Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá-MT
Contato: https://linktr.ee/mhnmt
Informações: (65) 3634-4858 ou (65) 99686-7701 WhatsApp

Fonte: GOV MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Escola da rede estadual cria projeto de recuperação de nascentes em Nova Monte Verde

Publicado

em

Por

A comunidade da Escola Estadual Professora Neide Enara Sima, em Nova Monte Verde (a 944 km de Cuiabá), criou o projeto “Adote uma Nascente – Águas do Futuro” para recuperação das fontes de água de rios e córregos do município.

Criado neste ano, o projeto surgiu de forma interdisciplinar nas matérias eletivas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza com o objetivo de identificar e caracterizar as principais fontes causadoras de impactos ambientais nas nascentes urbanas e rurais do município, em um raio de 10 quilômetros ao redor da escola.

“A escola foi além da identificação das áreas degradadas e da criação de um banco de dados. Com o envolvimento de 60 alunos do ensino fundamental e médio, iniciamos a recuperação da vegetação ciliar em 100% das áreas aderentes ao projeto e já temos mais de 100 mudas de árvores plantadas crescendo de forma vistosa. Ano que vem vamos dobrar essa quantidade”, explicou a coordenadora do projeto, professora Patrícia Inácio Passos.

A professora comentou também que a promoção da consciência ambiental, iniciada por 60 estudantes do projeto, agora atinge os demais 488 alunos da escola. “Nosso objetivo para 2025 é engajar 100% das turmas do ensino médio, além de estender o projeto às salas anexas que ficam fora do perímetro urbano”, completou.

Para iniciar a recuperação ambiental das fontes de água, o projeto baseou-se nas orientações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e no apoio da gestão escolar, da coordenação pedagógica e dos demais professores.

“Me sinto em uma experiência diferente vendo na prática que estamos ajudando a natureza a se recuperar. Estamos deixando um impacto positivo e um bom exemplo. Demonstramos que pequenas atitudes, como a de plantar uma muda de árvore, podem ajudar o meio ambiente a se equilibrar”, disse a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 17 anos.

Já a aluna Lorena Colnaghi Bazani, de 18 anos, avaliou que o projeto a fez “entender melhor como a preservação das nascentes afeta tudo ao nosso redor”.

“Participar do projeto foi uma experiência transformadora. Senti-me privilegiada em fazer parte de uma iniciativa tão importante para o futuro da nossa cidade e do planeta. Plantar cada árvore foi um ato de esperança e um compromisso com a sustentabilidade”, comentou também a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 18 anos.

De acordo com o diretor da escola, professor Valdinei de Oliveira Prado, as iniciativas têm sua importância por promover o protagonismo juvenil na resolução de problemas do meio ambiente, principalmente no contexto da degradação ambiental de nascentes.

“Estamos realizando uma aprendizagem diferenciada que vai estimular as potencialidades dos nossos jovens e crianças, além de contribuir no contexto socioambiental em que vivem”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora