Connect with us

MATO GROSSO

Museu de Arte Sacra oferece oficinas gratuitas e exposições em homenagem a São Benedito

Publicado

em

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso está com inscrições abertas para 250 vagas gratuitas em oficinas culturais, que serão realizadas de 01 a 17 de dezembro, em comemoração ao mês do Natal. A programação inclui abertura da exposição de fotografias ‘Festa tradicional de São Benedito’, no domingo (03.12), e a continuidade da mostra ‘Ele É Negro, Ele É Santo, É Bonito, Viva São Benedito’.

As oficinas gratuitas integram a programação de Natal do Museu, e contam com atividades com argila, desenho a mão livre e confecção de presépio em pedra, além de contação de histórias, caça ao tesouro e apresentação de teatro.

As inscrições são abertas conforme o cronograma de realização das oficinas, e cada atividade oferece de 20 a 40 vagas por turno, sendo manhã ou tarde.

É importante estar atento à indicação da idade, considerando que há oficinas livres, outras para crianças a partir de 04 anos e outras para maiores de 07 anos. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia pela internet, por este link..

Além das oficinas gratuitas, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso também conta com exposições permanentes e temporárias abertas para visitação ao público, com cobrança de entrada ao espaço cultural. Para quem quiser conhecer, em dezembro e janeiro estarão disponíveis as mostras ‘Festa tradicional de São Benedito’ e ‘Ele É Negro, Ele É Santo, É Bonito, Viva São Benedito’.

A exposição ‘Festa tradicional de São Benedito’ traz 38 fotos com registros dessa simbólica celebração do povo cuiabano, que tem mais de 300 anos de história. Ela será aberta ao público no domingo (03.12), às 10h. Serão expostos os trabalhos dos fotógrafos Alair Ribeiro, Célia Soares, Chico Valdiner, Cunto Neto, Emanoele Daiane, José Medeiros, Maria Anffe, Rai Reis e Vinícius Appolari.

A mostra é um recorte da exposição ‘Festa Religiosa’, apresentada em 2019 no espaço cultural, que abordou as tradicionais comemorações da Baixada Cuiabana, entre elas a de São Gonçalo, Divino Espírito Santo e São Benedito.

Já a exposição “Ele É Negro, Ele É Santo, É Bonito, Viva São Benedito”, com obras em cerâmica da artista Rosylene Pinto, está aberta para visitação desde junho. A mostra apresenta diferentes olhares sobre o santo padroeiro dos negros, cozinheiros e pobres. Nela, São Benedito é celebrado em representações com alimentos, flores, crianças e outros, que remetem aos milagres atribuídos a ele.

As duas exposições em homenagem a São Benedito ficam abertas ao público até 31 de janeiro de 2024.

Programação de oficinas gratuitas

01/12 – Identificando o Museu de Arte Sacra e Oficina de Argila
Ministrante: Elaine Costa
Horário: 09h às 12h
Público: 05 a 12 anos

01/12 – Uma tarde de contos e criatividades
Ministrante: Gustavo Gonzalez
Horário: 13h às 17h
Público: 05 a 12 anos

02/12 – Uma manhã de contos e criatividades
Ministrante: Jessica Paniago
Horário: 09h às 12h
Público: 07 a 12 anos

08/12 – Cine Debate e Caça ao Tesouro
Ministrante: Hugo Devonne
Horário: 09h às 12h
Público: 04 a12 anos

08/12 – Oficina Mágica de Projetos e Criatividade
Ministrante: Karina Cuiabano
Horário: 13h às 17h
Público: Livre

09/12 – Oficina de Modelagem em Argila com técnica do Acordelado
Ministrante: Artista Rosylene Pinto
Horário: 09h às 11h
Público: Livre

09/12 – Espetáculo Palhaçando
Grupo Tibanaré
Horário: 14h
Público: Livre

15/12 – Oficina Árvore da Vida
Ministrante: Elaine Costa
Horário: 09h às 12h
Público: 06 a 12 anos

16/12 – Oficina Desenho a Mão Livre
Ministrante: Arquiteto e Artista Carlos Pina
Horário: 09h às 11h
Público: +12 anos

17/12 – Oficina de Presépio em Pedra
Ministrante: Artista Cida Silva
Horário: 10h às 12h
Público: Livre

Exposições em homenagem a São Benedito

Até 31/01/2024
Exposição “Ele é Negro, Ele é Santo, é Bonito, Viva São Benedito”
Artista: Rosylene Pinto

03/12 a 31/01/24
Exposição “Festa tradicional de São Benedito”
Fotógrafos: Alair Ribeiro, Célia Soares, Chico Valdiner, Cunto Neto, Emanoele Daiane, José Medeiros, Maria Anffe, Rai Reis e Vinícius Appolari.
Abertura: 03 de dezembro às 10h
Período: 03 de dezembro a 31 de janeiro de 2023

Serviço
O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso é um espaço cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) que funciona em gestão compartilhada com a Ação Cultural.

Horário de funcionamento: Quarta a domingo, das 9h às 17h.
Entrada para visitar as exposições: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Gratuidade é concedida para estudantes e professores de escolas e universidades públicas, guias de turismo, pessoas com deficiências e menores de 5 ou maiores de 60 anos.
Entrada para oficinas: Gratuito. Inscrições AQUI.
Endereço: Clóvis Hugueney, n° 239, bairro Dom Aquino – Cuiabá/MT
Mais informações: (65) 3056-1373 e Instagram @museudeartesacramt

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Penas impostas a réus de 5 vítimas retratadas em mostra somam 107 anos

Publicado

em

Por

A edição 2024 dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” chegou à Sede das Promotorias de Justiça da Capital promovendo a conscientização sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres por meio da 1ª Mostra Fotográfica das Vítimas de Feminicídio em Cuiabá. Com apoio do Ministério Público, a exposição itinerante da Prefeitura Municipal de Cuiabá é realizada pela Secretaria Municipal da Mulher e ficará em cartaz no local até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Dos 11 réus autores dos feminicídios cometidos contra as vítimas retratadas na exposição fotográfica, cinco já foram submetidos a julgamento. Somadas, as penas aplicadas totalizam 107 anos de prisão. Entre os seis réus que ainda não foram julgados, somente Gilson Castelan de Souza, autor do feminicídio cometido contra Silbene Duroure da Guia, está foragido.

A mãe de uma das vítimas, Antônia Maria da Guia, que é avó de quatro netos e bisavó de uma menina de 9 anos, participou da solenidade de abertura da exposição fotográfica realizada nesta quinta-feira, 21 de novembro. Emocionada, a auxiliar judiciária clamou por justiça e lembrou do relacionamento conturbado da filha. “Foram cinco anos de relacionamento entre idas e vindas. Ela esperava que ele mudasse, mas isso não aconteceu. Então eu peço para as mulheres que, em qualquer sinal de violência, denunciem, busquem ajuda, não fiquem caladas. Precisamos parar com essa tragédia. Nenhuma mulher merece morrer”, disse.

De acordo com a procuradora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, o estado de Mato Grosso registrou, em 2024, a morte de 40 mulheres, e cerca de 70 crianças entraram na estatística de órfãos do feminicídio. “Esta exposição é para apresentar quem são essas vítimas, quem são essas mulheres, mães, avós, filhas e o resultado do que aconteceu com esses assassinos. O Ministério Público tem se empenhado para a completa aplicação da Lei Maria da Penha. Hoje, com a alteração significativa no Código Penal, a punição mais severa na legislação brasileira é para o crime de feminicídio, e nós esperamos que isso possa causar impacto na redução desses números”.

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, reforçou a importância da visibilidade ao tema, destacando que a prevenção começa com debate, informação e ações que promovam segurança, justiça e igualdade. “Infelizmente, as marcas do feminicídio continuam a assombrar nossa sociedade. Vidas preciosas foram interrompidas pela brutalidade e pela misoginia. Quanto mais falamos, mais aprendemos, menos tememos e mais avançamos no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência”, disse.

Para a secretária-adjunta da Mulher de Cuiabá, Elis Prates, ações de conscientização são essenciais: “É um momento de fortalecimento na luta pelo fim da violência contra a mulher, porque só assim conseguimos mudar essa realidade por uma sociedade mais justa, mais igualitária, para que todas possam fazer uso dos seus direitos como cidadãs brasileiras”, pontuou.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora