Connect with us

MATO GROSSO

Municípios devem enviar informações sobre Indicador de Capacidade Municipal até sábado

Publicado

em

Crédito: Foto: Danilo Lobato/TCE-MT
Ilustração

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), por meio da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, reforça junto aos municípios mato-grossenses a urgência de envio das informações e dados referentes ao Indicador de Capacidade Municipal (ICM). O encaminhamento visa evitar prejuízos tanto à população, quanto ao desenvolvimento sustentável de Mato Grosso, e deve ser realizado até sábado (31).

A inclusão dos dados deve ser feita na Plataforma Participa + Brasil, da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional do Governo Federal. O alerta, assinado pelo presidente do TCE-MT e da Comissão, conselheiro Sérgio Ricardo, enfatiza que todos os municípios do estado devem assegurar a inclusão correta e completa dos dados na ferramenta dentro do período estipulado, visando contribuir com a análise e monitoramento da capacidade dos municípios em gerir e implementar políticas públicas, especialmente no âmbito da proteção e defesa civil.

As informações serão utilizadas pelos próximos quatro anos (2024-2027) para mensurar a melhoria da capacidade municipal em ações de gestão de riscos e desastres no país. O ICM é constituído de 16 questões e, para responder, o gestor ou representante do município precisa criar uma conta no Sou.gov e logue na plataforma Participa + Brasil. Clique aqui e acesse o questionário.

O TCE-MT salienta a importância da participação de todos os municípios de Mato Grosso e frisa que a ausência ou atraso no envio das informações pode resultar em sanções administrativas e restrições na transferência de recursos federais para o município. A falta de dados atualizados também prejudica a avaliação da capacidade de gestão municipal, impactando negativamente futuras parcerias e financiamentos com o Governo Federal.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Homem é preso pela PM após enforcar mulher e agredir filha de cinco anos

Publicado

em

Por

Policiais militares da 13ª Companhia Independente prenderam um homem, na madrugada desta segunda-feira (16.09), após enforcar a ex-esposa e agredir a filha de cinco anos com um tapa no rosto, em uma residência, no município de Novo Mundo (741 km de Cuiabá). O suspeito ainda ameaçou a mulher com uma faca.

De acordo com boletim de ocorrência, por volta das 0h10, os policiais militares receberam denúncia anônima relatando que havia um conflito entre um casal e que uma criança estava desesperada e gritando por socorro no local.

Ainda conforme a denúncia, o suspeito estaria na Rua Mescla, nas proximidades de um bar, vestido apenas com um short e sem camisa. O homem ainda portava uma faca em mãos e caminhava em direção à casa das vítimas.

Após o relato, os policiais militares intensificaram o policiamento na região e flagraram o homem, que jogou a faca ao chão ao ver as equipes chegando. Ele foi abordado e detido em seguida.

Em seguida, as equipes se deslocaram até a casa da vítima. A mulher relatou em torno das 23 horas teve um desentendimento com o ex-marido, que passou a enforcá-la, na frente das duas filhas crianças.

Uma das meninas tentou socorrer a mãe, mas foi agredida com um tapa no rosto pelo suspeito. O homem ainda ordenou para que a filha entrasse no quarto e ficasse na cama.

A ex-esposa do suspeito ainda ressaltou que pegou uma faca para se defender do homem, que acabou sendo ferido nas costas, após tentar agarrá-la novamente. Depois de ferido, o homem deixou o logo e avisou que iria retornar.

A mulher relatou que as agressões vem ocorrendo com frequência. O suspeito foi encaminhado à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Disque Denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora