“Planejar seu futuro é um direito de toda mulher e de todas as famílias”, frisa o gestor da pasta de Saúde, Luís Fábio Marchioro. O secretário explica que todas as mulheres que farão o procedimento receberam acompanhamento e passaram pela avalição da equipe de Planejamento Familiar.

“Tudo começou no PSF; a partir da orientação e da indicação do médico que as atende no PSF essas mulheres foram encaminhadas para a avaliação de uma equipe multidisciplinar que avaliou quem estava apta ao procedimento”, explica Luis Fábio.

O gestor salienta que a preocupação em ofertar condições para que as pacientes tenham autonomia sobre seu futuro familiar é constante. Desde 1.º de janeiro de 2022 a 15 de agosto de 2023, foram realizados 118 procedimentos de vasectomia masculina com a aplicação de R$ 139.891,32. “São todos procedimentos acompanhados, orientados e constatados como necessidade por uma equipe especializada”, diz o gestor. “Essa também é uma maneira ofertarmos mais saúde e qualidade de vida à população”, completa o prefeito Ari Lafin.