Connect with us

Lucas do Rio Verde

Município realiza processo de Regularização Fundiária da Comunidade Itambiquara

Publicado

em

Esperado há cerca de 30 anos pelos moradores, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde avançou mais uma etapa e realizou, na última semana, o processo de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) na Comunidade Itambiquara. O trabalho foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e pela Procuradoria Municipal. 

A área da comunidade regularizada é de 411.581,81 m² e foi dividida em 455 lotes. Foram beneficiadas 60 famílias, aproximadamente 190 moradores. 

As mudanças previstas com a regularização garantem melhorias em serviços de iluminação pública, abastecimento de água, pavimentação asfáltica e passeio público, além de os moradores também receberem o título de suas propriedades, garantindo a real titularidade do imóvel. 

“O processo da Reurb traz para a comunidade a esperança e oportunidade de vida digna. Para muitos até parecia impossível, pois são muitos anos de espera. A capacidade de fazer muitos têm, mas interesse em fazer o melhor nem todos têm. Nós, moradores de Itambiquara, também necessitamos de qualidade de vida”, celebrou a presidente da associação de moradores, Fraguene Graciane Rodrigues de Paula.

O trabalho de Reurb foi apresentado na comissão de Assuntos Fundiários do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, por meio do Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde, com objetivo de demonstrar à comissão as etapas da regularização desenvolvidas ao longo do último ano. 

De acordo a Secretaria de Planejamento, o projeto foi conduzido com base na Lei Federal de Regularização Fundiária nº 13.465/2017, considerando a parcela urbana e os moradores da localidade a serem regularizados a partir de estudos in loco.

Os documentos e projetos da regularização fundiária foram protocolados junto ao Cartório de Registro de Imóveis do município, para abertura das matrículas de cada lote regularizado, a serem entregues aos moradores. O prazo previsto é de 180 dias, conforme a legislação.

“Fizemos um trabalho de levantamento de dados, conversamos com os moradores para fazer um projeto que atendesse as reais necessidades da comunidade. Isso vai assegurar várias melhorias em infraestrutura, com o acesso a serviços básicos, que estavam sendo prestados de forma precária e serão readequados. A regularização vai garantir muito mais desenvolvimento para aquela região”, esclareceu a arquiteta da pasta, a servidora Isabela Godoy.  

Sobre a Reurb

A regularização fundiária é a ação de tornar legal as áreas ocupadas irregularmente, ou seja, aquelas que estejam em desconformidade com a lei e demais preceitos urbanísticos estabelecidos para imóveis regulares para obter um título legal próprio.

Participaram da reunião o presidente da Comissão, juiz Hugo José Freitas da Silva, o representante do Cartório de Registro de Imóveis, Gilberto Vianconi Souto, o representante da OAB, Wilson Júnior, o representante do CREA, Dionei Xavier, a representante da Defensoria Pública, Josiane Alves Barros, o representante da Promotoria de Justiça, Leonardo Moraes Gonçalves, além dos servidores municipais: Sílvia Krause, representante da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Derlise Marchiori e Joisiane Mota, representantes da Procuradoria Geral do Município, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, o adjunto, Danilo Messias, e as servidoras Isabela Godoy e Alícia Dalastra.
 

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lucas do Rio Verde

Prefeitura lança “Conecta Lucas” e disponibiliza aplicativo para facilitar conexão com cidadãos

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde deu mais um passo significativo em direção à modernização e eficiência dos serviços públicos com o novo aplicativo “Conecta Lucas”. Este aplicativo, agora aprimorado, visa otimizar a interação entre os moradores e a administração municipal. Com muitas melhorias na plataforma, o aplicativo está disponível para download no APP Store e Google Play.

Cidade digital

O “Conecta Lucas” foi criado como uma ferramenta de comunicação direta entre a Prefeitura e os cidadãos, permitindo o acesso a diversos serviços públicos de forma rápida e prática. Com a atualização, o app ganhou uma interface mais intuitiva e novas funcionalidades, que prometem tornar a experiência do usuário ainda mais eficiente.

A partir de hoje (05), os cidadãos podem acessar serviços, realizar solicitações e acompanhar processos de maneira ainda mais ágil e acessível.

Principais funcionalidades

O “Conecta Lucas” oferece uma gama de serviços que visam facilitar o dia a dia dos luverdenses. Entre as funcionalidades disponíveis, destacam-se:

Solicitações de Serviços: Os cidadãos podem abrir protocolos, solicitar alvarás, certidões, emitir notas fiscais, carne de IPTU, validar documentos, emitir 2ª via de fatura de água, entre outros, diretamente pelo app.

Informações: também estão disponíveis informações nas áreas de saúde, turismo, infraestrutura e obras, desenvolvimento econômico, transparência e avaliação da administração, etc. Os pais também podem consultar a frequência escolar dos filhos.

Notícias e Informações: Acesso a notícias e comunicados da Prefeitura e informações sobre eventos na cidade e muito mais.

Como baixar e usar o app

O aplicativo “Conecta Lucas” está disponível para download gratuito nas lojas Google Play e App Store. Para baixar, basta buscar por “Conecta Lucas” e seguir os passos para instalação.

Futuro da tecnologia no serviço público

O “Conecta Lucas” reforça o compromisso da Prefeitura de Lucas do Rio Verde com a inovação e a melhoria contínua dos serviços públicos. A administração municipal acredita que a tecnologia é uma aliada importante para aproximar os cidadãos do poder público, proporcionando maior transparência e eficiência, contribuindo para uma cidade mais conectada e participativa.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora