A enfermeira da Atenção Primária do Município, Cátia Luciano, frisa que a convocação é uma exigência do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para a permanência da família no programa federal. “Um dos requisitos para que o beneficiário continue recebendo o benefício é estar em dia com a pesagem e o acompanhamento do cartão de vacina”, explica.
Cátia ressalta que deve passar pelo atendimento, a pessoa responsável pelo recebimento do benefício e todos os seus dependentes. É necessário levar o cartão do programa Bolsa Família para registro do peso e a carteira de vacinação e, no caso das gestantes, levar o cartão de acompanhamento da gravidez. O não comparecimento de qualquer integrante das famílias acarretará no bloqueio do pagamento do benefício.
Cátia lembra que o acompanhamento das famílias do Programa Bolsa Família possibilita seguir o cumprimento do calendário básico de vacinação e o crescimento e desenvolvimento da criança menor de 7 anos, ao seguimento do calendário de pré-natal da gestante, da assistência pós-parto, bem como a realização da vigilância nutricional.
O acompanhamento do programa acontece a cada seis meses, com o compromisso de ampliar o acesso à saúde para as famílias cadastradas no programa, em especial aquelas em situação de pobreza e risco social.
As famílias que não cumprirem com a exigência correm o risco de ter o benefício bloqueado, suspenso ou até mesmo cancelado.