Connect with us

Lucas do Rio Verde

Município quer regulamentar área de preservação do Córrego Lucas

Publicado

em

A área de 105 hectares de vegetação nativa onde atualmente se encontram o Lago José Ernani Machado e o Parque dos Buritis, no centro de Lucas do Rio Verde, deve ser regulamentada por meio de legislação. O Projeto de Lei do Executivo (PL nº 07/2023), encaminhado à Câmara neste mês, institui o local de preservação como Parque Natural Municipal do Córrego Lucas, tornando sua nomenclatura adequada à legislação ambiental. 

Conforme a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a legislação existente até o momento (Lei nº 694/1999) para tratar do parque às margens do Córrego Lucas apenas autorizava sua criação e não o estabelecia como criado efetivamente, apesar da área já ser de uso comum da população. 

Além disso, foram identificados conflitos técnicos e jurídicos na antiga lei para que a área luverdense fosse cadastrada junto ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc), do Governo Federal, demonstrando a necessidade de adequação. Esse cadastro interfere, por exemplo, na destinação de recursos públicos para a preservação de áreas como o parque. 

“O parque já existe. Ele é de conhecimento de todos e a população já faz uso dele. Na área às margens do Córrego Lucas temos duas principais unidades de conservação, que são de proteção integral (sendo o Parque Natural Municipal) e de uso sustentável (a Área de Proteção Ambiental – APA)”, esclarece o biólogo da secretaria de Meio Ambiente, Felipe Palis. 

O especialista explica que a área de preservação ambiental é ainda maior que os limites do parque, sendo considerada desde as nascentes do Córrego, na altura da rodovia BR-163, seguindo no sentido da Avenida das Nações, até o bairro Pioneiro. 

O projeto estabelece ainda a proteção da fauna e flora, do solo e da água, destacando seu uso para fins educacionais, científicos, recreativos e turísticos.

“Trabalhar na preservação das áreas verdes é um compromisso que temos. Essas áreas ajudam na regulação das temperaturas, melhorando nosso clima, e deixam também a cidade mais bonita, com opções de lazer para os nossos moradores. Por isso, reforçamos o uso consciente, para sempre aproveitarmos esses espaços”, disse o prefeito Miguel Vaz. 

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente trabalhará na criação de um plano de manejo para a área, regulamentando o uso de recursos e dos corredores ecológicos da unidade de conservação. 

O projeto aguarda avaliação das comissões do Legislativo e, posteriormente, será votado pelos vereadores.

Melhorias previstas 
Para melhorar a área considerada um dos principais pontos de lazer e turismo do município, a Prefeitura estuda a revitalização do parque. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, traz melhorias, principalmente, no perímetro que abriga o Lago Ernani. 

A proposta é incluir mais postes de iluminação, revitalizar a pista de caminhada e os portais de entrada, instalar novos mobiliários, como bancos, lixeiras e luminárias, além de realizar trabalhos de arborização, incluindo o plantio de árvores com flores e plantas ornamentais.  
 

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lucas do Rio Verde

Polícia Militar montada realiza treinamento de abordagem para GCM de Lucas do Rio Verde

Publicado

em

Por

Agentes da Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde participaram, nesta quinta-feira (7), de um treinamento voltado para abordagem veicular e pessoal, ministrado pelo Policiamento Montado da Polícia Militar de Mato Grosso – a Cavalaria.

O treinamento aconteceu durante toda a manhã, envolvendo parte técnica e prática de abordagem policial. “O nosso objetivo é assegurar a abordagem e a busca e ela tem em primeiro lugar que priorizar a segurança de quem está no policiamento, ou seja, do guarda civil”, explicou o Comandante da Guarda Civil Militar, Jota Lima.

O comandante Jota Lima ressaltou a parceria com outras forças de segurança tanto em treinamentos que tem sido constante, como em ações da GCM, garantindo um atendimento de qualidade a sociedade luverdense. “Agradecemos a Cavalaria, a Polícia Militar, a Polícia Civil que está sempre nos orientando, o Corpo de Bombeiros que constantemente nos oferece treinamentos”, observou o comandante.

O capitão Câmara da Cavalaria que esteve à frente do treinamento, reforçou a diferença que faz uma abordagem correta. “Estamos demonstrando de forma segura como seria uma abordagem de pessoas suspeitas para que de fato, possamos trabalhar em conjunto e enfrentar a criminalidade que tem aumentado nessa região”, disse.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora