A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, está capacitando os profissionais da Atenção Primária, para a implantação do teste rápido para diagnóstico de hanseníase. Essa estratégia adotada pelo Ministério da Saúde é uma busca ativa de casos, onde serão testados apenas as pessoas que mantêm contato com pacientes já diagnosticados com a doença.
Os testes estarão disponíveis a partir do próximo mês nas Unidades Básicas de Saúde do município, e serão ofertados às pessoas que tiveram, ou tem contato próximo e prolongado com casos confirmados da doença. O que irá permitir um tratamento célere e adequado, e que deixa de ser transmissível após o início do tratamento.
“A oferta desses insumos para a detecção da doença na rede pública de saúde, vem para somar com o trabalho já realizado no município. Além de aumentar a testagem, precisamos orientar e combater a desinformação e o preconceito, desta doença licenciosa e que tem cura”, enfatizou a secretária de saúde, Daniela Galhardo.
O enfermeiro Márcio Henrique de Souza, responsável pelo treinamento, ressalta que o teste será um apoio no diagnóstico de hanseníase. “Esse teste rápido será feito na Atenção Primária à Saúde, que é a porta de entrada do SUS, e irá dar apoio para os profissionais, mas não será o fechamento de diagnóstico, pois o diagnóstico da hanseníase é basicamente clínico”, pontuou.
A hanseníase é uma doença crônica, transmissível, que atinge pele e nervos, porém tem cura e o tratamento é gratuito pelo SUS. Entre os sinais e sintomas estão: diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos); manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, geralmente com alteração de sensibilidade; dor nos nervos; pode ter queda de pelos, dos cílios, sobrancelhas e nos locais das manchas.
Vale ressaltar que o município conta com um Centro de Referência em Combate à Hanseníase e Tuberculose, que atende pacientes de Sinop e mais 14 cidades, que fazem parte da região Teles Pires. Sendo por mês, uma média de 600 atendimentos.
Em Sinop atualmente são 430 pacientes que estão tratando a doença. Os atendimentos no Centro ocorrem de segunda a sexta-feira (com exceção dos feriados), das 7h às 13h com agendamento, ou seja, é preciso encaminhamento médico. O centro fica localizado na Rua das Andirobas, nº125, no Setor Comercial.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT