A Prefeitura de Sorriso destinará recursos para obras de manutenção da estrutura física e aquisição de mobiliário no Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), situado no Aeroporto Regional Adolino Bedin.
O compromisso foi firmado pelo prefeito Ari Lafin, nesta terça-feira (18), durante reunião com o coordenador do Ciopaer, PM Ernesto Xavier Lima Junior, e o gerente da base descentralizada de Sorriso, tenente-coronel PM Arnaldo Ferreira da Silva Neto. O valor do investimento ainda depende de um parecer técnico.
Os investimentos consistem na perfuração de um novo poço artesiano equipado com caixa d’água, reparos prediais, reestruturação de salas e dormitórios, mobília para a nova entrada do hangar e extensão do cabeamento elétrico, telefônico e de internet.
“O hangar descentralizado de policiamento aéreo foi inaugurado em 2018 e, neste intervalo, a estrutura sofreu com o desgaste do tempo e de uso. São reparos considerados essenciais para manter o bom funcionamento da unidade”, explicou Silva Neto ao ressaltar que a unidade, composta por nove policiais militares, quatro bombeiros militares e três policiais civis, também serve como base de apoio para outras forças de segurança durante operações em Sorriso, Santa Carmem, Itaúba, Colíder, Marcelândia, União do Sul, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Porto dos Gaúchos, Juara, Brasnorte, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Tabaporã, Nova Maringá, Nova Ubiratã, Vera e Feliz Natal, entre outros. Atualmente a unidade de Sorriso conta com um helicóptero, um caminhão tanque e duas viaturas operacionais.
“Mais de 450 servidores da segurança pública utilizaram os alojamentos do hangar em 2023. Para este ano, já foram 150 servidores, mas a tendência é que esse número seja ainda maior durante as ações de prevenção e de combate a incêndios florestais”, contextualiza.
“O município de Sorriso sempre foi um parceiro do Estado no que concerne a segurança pública. Aliás, a vinda da base descentralizada é reflexo desse trabalho conjunto”, assinala Lima Júnior.
Para o prefeito Ari Lafin, a redução da criminalidade nas regiões Norte e Médio- Norte de Mato Grosso está ligada ao início das operações do Ciopaer em Sorriso.
“O maior prejudicado com a violência é o munícipe. Além do mais, a qualidade da segurança pública é um dos requisitos avaliado pelos empreendedores que buscam novos locais para expandir seus negócios. E, é em virtude disso que ‘bato’ na tecla de que segurança pública não é uma responsabilidade apenas do Estado. Os prefeitos também precisam se mobilizar e investir para manter um bom padrão de qualidade”, disse.
Prevenção e combate a incêndios florestais
Por estar em uma região estratégica, o hangar do também comporta a primeira base aérea integrada de combate a incêndio florestal do Brasil. Junto com os profissionais do Ciopaer, integrantes do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM) atuam para garantir que a base descentralizada atue nas operações de segurança pública e de fiscalização ambiental na região que compreende a Amazônia Legal.