Nesta quarta-feira (26), o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, assinaram o termo de adesão do município ao Programa SER Família Mulher.
O ato estava previsto na programação da Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas, realizado em Nova Mutum, e contou com a presença da primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes.
O termo, assinado também pelo prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix, e pela primeira-dama e secretária de Cidadania e Assistência Social, Aline Félix, permitirá acesso ao programa de auxílio-moradia destinado a atender vítimas sob medida protetiva.
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)
O projeto conta com o apoio da rede de proteção às mulheres e vulneráveis, com o objetivo de fortalecer as ações de combate aos crimes e oferecer um suporte mais robusto às vítimas.
O prefeito Miguel Vaz agradeceu a oportunidade e elogiou os projetos envolvidos na causa de combater a violência doméstica. “Um grande evento realizado em Nova Mutum, que sediou a expedição, sobre um excelente programa que capacitou as equipes a frente da Assistência Social em prol dessa rede de proteção às mulheres vítimas de violência. E o programa em si né, que criará uma bolsa e o valor financeiro de apoio à mulher com medida protetiva, é fundamental para fortalecer essa corrente. Com certeza devemos aprimorar, a cada dia mais no nosso município de Lucas do Rio Verde. Agradeço o apoio do governador Mauro Mendes, dos trabalhos da primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, por esta visão, esta sensibilidade ao projeto da violência contra às mulheres”, exaltou o prefeito.
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)
A expedição percorrerá 15 regiões, oferecendo capacitações às equipes da rede socioassistencial do município-sede, além da participação das equipes socioassistenciais dos municípios abrangidos pela Região Integrada de Segurança Pública.
A equipe de Assistência Social de Lucas do Rio Verde participou da expedição, como explicou a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.
“Nos organizamos e separamos por dia as equipes para participar desta oportunidade, que vai agregar os trabalhos já feitos no combate à violência doméstica em Lucas. Estávamos aguardando esse momento e agora, com o termo assinado, é mais uma garantia de fortalecer essa proteção às mulheres vítimas de violência doméstica. Contar com o Governo do Estado, com as ações desenvolvidas pela primeira-dama Virgínia Mendes, agrega, e nós somos muito gratos”, completou.
O programa, idealizado por Virgínia Mendes, é gerido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres.
“O SER Família Mulher foi desenvolvido para trabalhar meios de evitar e proteger ainda mais as vítimas de violência. Às vezes, elas (vítimas) não sabem os direitos que têm, então trabalharemos as várias ações com toda uma rede, que envolve assistência social, saúde, educação e segurança. Acrescento que o Programa SER Família Mulher virou referência nacional”, revelou.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT