Connect with us

Cuiabá

Mulheres são quase 75% dos servidores da Prefeitura de Cuiabá

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá tem uma equipe de mais de 14.680 mil mulheres em seu quadro. No total são 19.365 servidores. As mulheres reprsentam 75% dos profissionais que atendem a população nas mais diversas áreas. No mês dedicado ao Dia Internacional da Mulher, a Secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, avalia que apesar de ainda serem minorias nos cargos de diretoria do Palácio Alencastro, o Prefeito Emanuel Pinheiro tem um olhar de valorização, respeito e reconhecimento ao desempenho e capacidade profissional da mulher.

Zamproni analisa o processo de concessão de cargos de diretoria para mulheres vem crescendo tanto no setor privado quanto no Poder Público.  Antes de assumir a direção da Semob, já ocupou o cargo a chefia da Secretaria Municipal de Mulher. Advogada e professora de Direito Tributário, pós-graduada em gestão pública avançada e Conselheira do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Zamproni acredita ninguém consegue chegar ao topo de maneira fácil. Mas que para conseguir, o primeiro passo é acreditar e se preparar para o mercado e para os desafios por ele apresentado.

 “A mulher tem que acreditar em seus sonhos, seus projetos, suas perspectivas. Ela não pode dar ouvidos quando alguém dizer que ela não pode. Esse é o primeiro ponto, acredite em você”, aconselhou.

A capacitação profissional, é outro ponto muito importante, segundo a gestora. “Se eu quero e almejo algo, tenho sempre que estudar, me capacitar, buscar informações para alcançar voos. Obviamente, a mulher tem que ter um planejamento diário muito maior que o homem, porque tem a condição familiar e pessoal para administrar, mas acredito que hoje a gente está sabendo e conseguindo lidar com todas essas atividades. Acredito que estamos cada vez mais no caminho do sucesso e aprendendo a lidar com tudo isso”, mensurou a secretária.

Para a primeira-dama Márcia Pinheiro, a garantia de um ambiente mais igualitário e justo deve ser levada em todas as esferas, tanto pública quanto privada. “Esse movimento de mais mulheres nas lideranças precisa ganhar força também no setor privado, principalmente quando passamos a pautar os nossos líderes sob o prisma da inovação, capricho, criatividade e sensibilidade que são características genuinamente presentes no estilo de liderança feminino”, pontua Márcia Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora