Connect with us

Diamantino

Mulheres diamantinenses participam de chá das ladies

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, realizou nesta quinta-feira (07.03) a segunda edição do “Chá das Ladies”. O evento foi uma homenagem especial ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, e contou com a participação dos idosos que integram o Grupo “Viver Legal”.

O “Chá das Ladies” foi uma comemoração aberta ao público e ocorreu das 14h às 16h no Centro de Eventos Municipal Juarez de Abreu, localizado no coração de Diamantino. A celebração foi repleta de atividades, incluindo palestras, apresentações e dinâmicas, todas voltadas para o tema do Dia Internacional da Mulher.

Esta segunda edição do “Chá das Ladies” demonstra o compromisso contínuo da Prefeitura de Diamantino em reconhecer e celebrar as contribuições valiosas das mulheres na sociedade, ao mesmo tempo, em que proporciona uma oportunidade para os idosos do Grupo “Viver Legal” participarem ativamente dessas celebrações.

O prefeito de Diamantino Dr. Manoel Loureiro expressou sua satisfação em participar de um evento tão especial. “Hoje, 7 de março, estamos antecipando a celebração do Dia Internacional da Mulher. É mais do que justo, pois todos os dias são delas. Graças a elas, estamos aqui hoje. Todas as secretarias que compõem nossa administração também estão prestando suas homenagens, reconhecemos a importância desta data. Parabéns às mulheres.”

O Secretário de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Gilson Da Silva, que também esteve presente, demonstrou entusiasmo ao participar do evento. “Além de prestigiar as mulheres, o evento foi muito inclusivo, oferecendo ações que incluíram e divertiram os nossos idosos que fazem parte do Grupo Viver Legal.”

Entre os diversos participantes, Dejanira Rodrigues, de 67 anos, fez questão de compartilhar sua experiência como membro do grupo de idosos. “Dentre as atividades que mais valorizo no grupo, a prática de artesanato e a oportunidade de conhecer pessoas diferentes são as mais gratificantes. Além disso, adoro dançar! Temos um forte senso de união, e o Grupo Viver Legal se tornou uma extensão de nosso lar.”

Também teve a honra de participar como palestrante oficial na cerimônia, Loise Sonego, uma mulher notável na área de inovação no agronegócio e instrutora de Pranic Healing, compartilhou sua visão, “acredito que todos merecemos qualidade de vida, e o Pranic Healing é uma ferramenta poderosa para promover a cura e a transformação em nossa conexão com a terra e com nós mesmos. Parabenizo todas as pessoas envolvidas nessa programação tão especial.”

Estiveram presentes também na celebração a secretária de Fazenda, Marineides Nogueira, servidores do Procon, do Sine, a vereadora Rose Pinhata, entre outros servidores e convidados.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora