A Polícia Metropolitana de Nashville (Tennessee, Estados Unidos), anunciou que um tiroteio em uma escola na manhã desta segunda-feira (27). Uma mulher de 28 anos entrou escola The Covenant Presbyterian School, e deixou seis mortos no total, sendo três crianças e três adultos. A atiradora foi morta em um combate contra a polícia.
Segundo o porta-voz da polícia, Don Aaron, os agentes responderam ao chamado sobre o tiroteio às 10h13 no horário local. Chegando na escola, foi possível ouvir os tiros no segundo andar, onde encontraram a atiradora com dois rifles e uma pistola.
O prefeito de Nashville, John Cooper, se pronunciou no Twitter sobre o caso. Na publicação, ele escreveu: “em uma manhã trágica, Nashville se juntou à temida e longa lista de comunidades que experimentaram um tiroteio em uma escola. Meu coração está com as famílias das vítimas. Toda a nossa cidade está com você.”
In a tragic morning, Nashville joined the dreaded, long list of communities to experience a school shooting. My heart goes out to the families of the victims. Our entire city stands with you. As facts continue to emerge, I thank our first responders and medical professionals.
Até o momento, não se sabe o número total de feridos, apenas que uma pessoa foi atingida por estilhaços de vidro. Os demais alunos foram escoltados pelos agentes para uma área segura próxima à escola, ao qual foram recebidos pelos pais.
As três crianças vítimas da atiradora foram encaminhadas ao Hospital Infantil Monroe Carrell Jr., mas elas não resistiram aso ferimentos. O Corpo de Bombeiros informou que há “vários pacientes” até o momento.
“Estamos respondendo a um agressor ativo na Covenant School. Podemos confirmar que temos vários pacientes”, disse a instituição.
O governador do Estado do Tennessee, Bill Lee, disse no perfil do Twitter, está monitorando a situação e que as autoridades estão trabalhando para aplicar a lei local. Ele ainda pede para que as pessoas se juntem “em oração pela escola, congregação e comunidade de Nashville”.
I am closely monitoring the tragic situation at Covenant, & the @TNDeptofSafety & @TNHighwayPatrol are assisting local law enforcement & first responders at the scene. As we continue to respond, please join us in praying for the school, congregation & Nashville community.
A The Covenant Presbyterian School é uma escola cristã particular, que compreende alunos da pré-escola até a 6ª série. A instituição possui cerca de 200 alunos nas dependências.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.