Connect with us

MATO GROSSO

MT realiza 7º Fórum Estadual de Vigilância para a Febre Aftosa na próxima quinta-feira (28)

Publicado

em

Mato Grosso detém o título de Estado com o maior número de bovinos do País, com mais de 31 milhões de cabeças de gado, e aprimorar mecanismos de vigilância e prevenção contra a febre aftosa para proteger o rebanho é o foco principal do 7º Fórum Estadual de Vigilância para a Febre Aftosa, que ocorrerá na quinta-feira (28.11) às 9h. A realização do evento é do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) e as cinco instituições que compõem a Equipe Gestora Estadual do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa em Mato Grosso (PNEFA-MT).

O evento, realizado de forma online pelo canal no Youtube da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), é essencial para produtores rurais, trabalhadores rurais, revendedores de produtos veterinários, transportadores de animais, estudantes e profissionais da área.

Durante mais de três horas, os participantes poderão trocar informações, tirar dúvidas e fortalecer a parceria entre produtores e o serviço de defesa animal. Os interessados podem realizar a inscrição clicando aqui.

Palestras

Após a abertura, às 9h20, será realizada a palestra ‘A importância da Vigilância Sanitária para a saúde animal e econômica de Mato Grosso’, ministrada pelo médico-veterinário e diretor técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzi.

Em seguida, às 9h30, será a vez a do professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Daniel Moura de Aguiar, abordar no evento o tema ‘Como identificar suspeitas de Febre Aftosa nos animais’.

Encerrando o ciclo de palestras, às 10h, o representante da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), Manoel Augusto Monteiro Tamassia, irá falar sobre ‘Livre sem vacinação: experiência com requerimentos da Organização Mundial de Saúde Animal –OMSA e EUA (USDA)’.

Com o fim do ciclo de palestras, às 11h, será aberta a mesa redonda com a interação com espaço para perguntas do público participante. O evento será apresentado pela médica veterinária e integrante da Coordenadoria de Defesa Sanitária Animal (CDSA) do Indea, Daniella Soares.

Além do Indea, o ‘7º Fórum Estadual de Vigilância para Febre Aftosa’ é organizado pelas entidades: Famato Mapa, Acrimat, Acrismat (Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso), Aproleite (Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso), Fesa (Fundo Emergencial de Saúde Animal), CRMV-MT (Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Estado de Mato Grosso) e Sindifrigo (Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso).

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

“A segurança da população é prioridade neste Governo”, afirma primeira-dama de MT

Publicado

em

Por

A segurança pública no Estado de Mato Grosso ganhou um novo impulso com a apresentação de medidas estratégicas para o combate ao crime, durante a participação da primeira-dama Virginia Mendes no programa “Tolerância Zero ao Crime Organizado”, lançado nesta segunda-feira (25.11). Ao lado do governador Mauro Mendes, Virginia ressaltou a importância do compromisso do Governo do Estado em reestruturar a segurança pública, com operações conjuntas e o fortalecimento das forças policiais.

Virginia Mendes enfatizou que a principal prioridade da gestão estadual é garantir a segurança e o bem-estar da população. “O compromisso desta gestão é com a paz e o bem-estar de todos os mato-grossenses. As ações apresentadas darão condições para nossos policiais combaterem a criminalidade e garantir a segurança da população, que é prioridade neste Governo”, declarou a primeira-dama do estado, reforçando que o foco está em proporcionar um ambiente seguro para os cidadãos e suas famílias.

Durante a exposição das novas iniciativas, foi destacada a reestruturação da Segurança Pública, que inclui operações mais integradas entre os órgãos de segurança, além de investimentos em equipamentos e tecnologias para otimizar as ações de combate ao crime. Essas medidas visam a diminuição dos índices de violência no Estado, promovendo uma atuação mais eficiente no enfrentamento da criminalidade.

O pacote de medidas prevê a criação da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), que será separada da Secretaria de Segurança Pública, com a proposta sendo enviada à Assembleia Legislativa ainda nesta semana. A nova pasta será liderada pelo delegado Vitor Hugo Bruzulato, atual chefe da Diretoria de Atividades Especiais da Polícia Civil. A Sejus ficará responsável pelos Sistemas Penitenciário e Socioeducativo, além da política estadual sobre drogas. O secretário adjunto de Administração Penitenciária será André Fernandes Ferreira, policial penal federal e ex-secretário de Segurança Pública de Roraima.

O governador Mauro Mendes enfatizou que o Programa Tolerância Zero ao Crime Organizado é formado por diversas medidas que serão implementadas.

“Não podemos antecipar publicamente as estratégias que as Secretarias de Segurança e de Justiça utilizarão no combate ao crime organizado. Não tenho dúvidas de que vamos sufocar o crime organizado e proteger a sociedade, porque este é o nosso dever”, enfatizou o governador.

Virginia Mendes também expressou seu reconhecimento pelo trabalho conjunto do Governo e das forças de segurança, agradecendo pela dedicação e pelos esforços contínuos para garantir a paz no Estado. “Parabéns ao governador Mauro Mendes, ao Cel. Roveri e toda a força de segurança envolvida nesta missão. Agradeço imensamente pelos esforços diários para a proteção da nossa sociedade”, disse a primeira-dama.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora