O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, divulga o calendário de ações para o mês de novembro. As coletas de sangue estão programadas nas cidades de Cuiabá, Nova Maringá e Sapezal. O objetivo é reforçar os estoques e atender à crescente demanda.
As ações são realizadas por meio do programa “MT Hemocentro Itinerante” e diversas parcerias firmadas com a unidade especializada.
“As parcerias com o MT Hemocentro são fundamentais para ampliar o acesso e a adesão de voluntários. Nossas equipes trabalham intensamente para facilitar a coleta de sangue para os doadores e, consequentemente, aumentar os estoques da hemorrede em Mato Grosso. Como sempre, contamos com a solidariedade e colaboração de todos”, explica a diretora do MT-Hemocentro, Gian Carla Zanela.
Confira as datas e locais das coletas programadas para outubro:
Cuiabá Tribunal Regional do Trabalho (TRT): 4 a 8 de novembro (coleta interna) Márcio Design: 13 a 14 de novembro (coleta interna) Casa Civil: 18, 19, 21 e 22 de novembro (coleta externa) Corrida pela Vida: 1 a 22 de novembro (coleta interna) Igreja Universal: 25 a 29 de novembro (coleta interna) Assembleia Legislativa: 27 a 29 de novembro (coleta externa)
Nova Maringá: 11 a 14 de novembro (itinerante)
Sapezal: 4 a 8 de novembro (itinerante)
As doações são seguras e levam cerca de 60 minutos. Para doar sangue, os interessados devem comparecer a uma das unidades de coleta portando documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos e 11 meses e 29 dias, sendo que menores entre 16 e 17 anos devem trazer documento de autorização assinados pelo pai ou mãe ou responsável legal, pesar 50 kg ou mais e estar bem alimentado e hidratado para realizar a doação.
Os interessados em agendar uma doação de sangue na sede do MT Hemocentro podem acessar o Sistema de Agendamento, ou entrar em contato pelo WhatsApp (65) 98433-0624.
Além das ações itinerantes, o MT Hemocentro conta com Unidades de Coleta e Transfusão nos municípios de Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.
Serviço
A sede do MT Hemocentro está localizada na Rua 13 de Junho, nº 1055, em Cuiabá, e funciona regularmente de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h. A unidade fornece o atestado de comparecimento ao doador e, para quem compareceu e por algum motivo não pôde doar, também é fornecido um comprovante de doação para justificar a falta no trabalho.
O governador em exercício Otaviano Pivetta determinou que todas as medidas necessárias sejam tomadas contra o professor preso, em Cuiabá, nesta quinta-feira (31.10) em operação do Gaeco, que investiga casos de pedofilia.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) já determinou o afastamento imediato do professor, que é servidor efetivo, para, na sequência adotar as medidas cabíveis ao caso.
“Esse é um crime absurdo e o governo não vai compactuar nunca com isso, por isso, determinei a adoção imediata das medidas necessárias para o afastamento desse servidor. Uma pessoa que pratica esse tipo de crime, que causa mal a nossas crianças e adolescentes, tem que ser punida com todos os rigores da lei”, afirmou o governador em exercício.
Para Otaviano Pivetta, as leis nacionais precisam ser ainda mais rigorosas contra quem pratica pedofilia.
“As penas têm que ser mais duras. Pedofilia deve ser crime hediondo. Espero que nossos legisladores tenham essa consciência e aprovem punições mais severas”, defendeu ele, lembrando a proposta que tramita no Congresso Nacional para que a pedofilia seja considerada crime hediondo, aumentando as penas para os criminosos.