Connect with us

MATO GROSSO

MT Hemocentro celebra Dia Mundial de Doação de Sangue com homenagens a voluntários

Publicado

em

Os voluntários do MT Hemocentro celebraram o Dia Mundial de Doação de Sangue com um gesto de solidariedade ao próximo. Nesta quarta-feira (14.06), os doadores que passaram pelo local foram homenageados pelo banco de sangue público.

Doador de sangue há 25 anos, o servidor público do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Marcelo Augusto, de 61 anos, afirmou que a solidariedade é uma virtude necessária a todas as pessoas.

“Estou muito feliz em estar aqui prestando minha colaboração. É gratificante ter a oportunidade de ajudar quem precisa. Aproveito para pedir para aqueles que já são doadores ou que pretendem ser para que compareçam ao MT Hemocentro, porque fazer o bem faz bem pra gente também”, comentou.

Feliz em fazer parte da história de centenas de pessoas que já ajudou a salvar ao longo de 10 anos como doador de sangue, o comerciante Pedro Paulo da Silva, de 61 anos, contou que se sente leve e grato após cada doação que faz. “O beneficiado sou eu também ao doar com amor e de coração. A gente sai daqui leve e agradecido, sabendo que doou o tempo em prol do próximo voluntariamente, sem saber a quem”, disse.

O síndico Ageu da Silva, de 54 anos, e o motorista da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), Antônio Francisco, de 44, classificam a doação como privilegio. “Sabemos que uma doação salva até quatro vidas e é uma honra poder contribuir”, destacou Antônio.

Durante a manhã desta quarta-feira, os doadores voluntários foram homenageados com a entrega de brindes, bolos de pote, e puderam apreciar a apresentação da banda musical do Corpo de Bombeiros.

“Os doadores merecem as mais lindas homenagens, pois são pessoas fundamentais para nossa missão de salvar vidas. Com esse singelo gesto, nós externamos nosso agradecimento a todos eles”, disse a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.

Como doar sangue
Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento do MT Hemocentro neste link. O voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, ligação ou mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.

O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 17h30, e fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pode doar, a unidade também fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.

No interior do estado, as doações podem ser feitas nas Unidades de Coleta e Transfusão, localizadas nos seguintes municípios: Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

TJMT mantém prisão preventiva de integrante de facção criminosa

Publicado

em

Por

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso negou pedido de Habeas Corpus a homem flagrado com droga, na presença de sobrinha menor de 14 anos. A manutenção da prisão preventiva referendou a decisão liminar, que sustentou que o réu oferece risco à ordem pública e histórico de relação com uma facção criminosa. O julgamento da revisão criminal ocorreu no último dia 10 de setembro, na Segunda Câmara Criminal. 
 
Preso em flagrante no dia 28 de junho deste ano, por portar duas porções de maconha, um homem teve a prisão convertida para preventiva, pelo juiz plantonista da Comarca de Rondonópolis. A medida foi considerada desproporcional pela defesa do réu, que recorreu da decisão ao alegar que a quantia era uma evidência que era para consumo próprio, considerada uma infração de menor potencial ofensivo com o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Ao fim da requisição, a defesa solicitou que a prisão fosse convertida em medidas cautelares alternativas.
 
Ao analisar o caso, o relator do pedido, desembargador Rui Ramos Ribeiro, destacou que o risco à ordem pública ficou evidenciado no julgamento do magistrado plantonista da ocasião. Consta da ocorrência que, além de a situação ter indicativos de comércio de entorpecentes, o réu também cometeu crime de corrupção de menor, por estar na companhia de uma menor de 14 anos. 
 
Os antecedentes do acusado também contribuíram para manter a prisão. O homem ostenta inúmeros registros criminais e já foi condenado à pena de mais de 26 anos de detenção. “Portanto, a sua personalidade voltada para a prática de crimes. A manutenção da prisão provisória é necessária para evitar a reiteração delitiva do agente”.
 
Conforme o histórico criminal, o homem integrava uma facção criminosa e era o responsável pela execução dos castigos e decretos de morte àqueles que “descumpriam” o ordenamento imposto pelo grupo criminoso. O homem também utilizaria seu veículo para desovar corpos e também seria responsável por recolher taxas de comerciantes e coletar dinheiro da venda de entorpecentes nas ‘bocas de fumo’.
 
“Em análise das provas carreadas chega-se a conclusão de que a manutenção da prisão cautelar do paciente é medida que se impõe, diante da necessidade de se garantir a ordem pública, mormente em se considerando a gravidade dos crimes e o evidente risco de reiteração delitiva”, escreveu o desembargador.
 
O magistrado ainda afirmou estar convencido de que a decisão apresenta-se devidamente motivada, inexistindo qualquer constrangimento ilegal. “Aliás, na hipótese, as investigações estão no nascedouro e a soltura do paciente, liminarmente, é prematura e pode prejudicar o deslinde do caso em discussão”.
 
Priscilla Silva
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora