MIRASSOL

MT atinge 85% de ocupação nas UTIs e só possui 29 vagas

Publicado

em

A força da terceira onda da pandemia de covid-19, protagonizada pela variante ômicron, que possui maior poder de contágio, já sobrecarrega novamente o Sistema de Saúde. Mesmo com a vacinação avançando em todo o território mato-grossense, a velocidade de contágio e grande número de pessoas infectadas ao mesmo tempo fez com que o agravamento da doença ocupasse rapidamente os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ainda que represente percentual reduzido em comparação às duas primeiras ondas.

A atualização do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), na tarde deste domingo, 23 de janeiro, mostra que o Sistema Único de Saúde (SUS) já opera sem fôlego, dispondo de apenas 29 vagas para pacientes em estado grave. A taxa de ocupação já está em 84,66%. A partir dos 90% de ocupação, o sistema passa para a classificação de colapso.

O documento também mostra que, dos 16 hospitais públicos com leitos pactuados, 6 já estão lotados, sem nenhuma vaga na UTI; 4 estão com 90% de ocupação, restando apenas 1 leito em cada unidade; e 4 estão com ocupação taxada entre 80% e 87,5%.

As duas unidades restantes são as únicas a operar sem classificação de alerta, com ocupação de 40%.

O Governo do Estado possui, até o momento, 224 leitos de UTI Covid pactuados pelo SUS. Essas vagas estão distribuídas entre unidades estaduais, municipais e filantrópicas. No pico das duas primeiras ondas, o Estado chegou a ter quase 600 leitos para pacientes em estado grave por causa da doença, mas eles foram desabilitados graças ao período de controle da pandemia, quando os números caíram drasticamente.

Destes 224 leitos pactuados, 207 são adulto e 17 são pediátricos. O painel também mostra que a taxa de ocupação de crianças em estado grave também tem aumentado. Neste domingo, 10 leitos pediátricos estavam ocupados.

A vacinação das crianças começou apenas essa semana, sendo realizada a imunização agora daqueles com idades entre 5 e 11 anos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2022 Oeste News