Connect with us

MATO GROSSO

MPMT promove roda de conversa virtual com nutricionista Bela Gil

Publicado

em

Com o objetivo de compartilhar com os integrantes do Ministério Público do Estado de Mato Grosso informações referentes ao consumo consciente de alimentos e à sustentabilidade ambiental, a Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania, Consumidor, Direitos Humanos, Minorias, Segurança Alimentar e Estado Laico promove a roda de conversa virtual “Quem vai fazer essa comida?”, na próxima sexta-feira (22). O evento contará com palestra da nutricionista e chef de cozinha Bela Gil. 

A roda de conversa ocorrerá das 9h às 10h30 (horário de Mato Grosso), por meio da plataforma Microsoft Teams, com transmissão ao vivo pelo canal do MPMT no YouTube. O evento é realizado em parceria com o Centro de Apoio Operacional (CAO) Direitos Humanos, Diversidade e Segurança Alimentar e apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT.

A palestra é baseada no livro “Quem vai fazer essa comida? – Mulheres, trabalho doméstico e alimentação saudável”, lançado em abril deste ano, no qual Bela Gil critica a histórica desvalorização do ato de cozinhar, com raízes escravocratas. A chef relaciona alimentação saudável, feminismo e trabalho doméstico, promovendo uma reflexão sobre quem pilota o fogão. 

Segundo a autora, ela procurou abordar uma série de assuntos complexos e interligados que estão na raiz das desigualdades alimentares enfrentadas pelos brasileiros. “Não podemos mais tolerar um país onde haja gente com fome. Isso é degradante e ultrajante. Da mesma maneira, não podemos aceitar que essa fome seja supostamente combatida com alimentos ultraprocessados que adoecem o corpo, a mente e o planeta”, traz a introdução da obra. 

Bela Gil é bacharelada em nutrição pela Hunter College em Nova York e mestra em Ciências Gastronômicas pela Universidade de Ciências Gastronômicas da Itália (Unisg), com ênfase no sistema global da alimentação. 

Projeto em Chapada dos Guimarães – Recentemente, cerca de 50 educadores de oito escolas de educação infantil da área urbana e rural de Chapada dos Guimarães (a 67km de Cuiabá) participaram do programa de formação e qualificação “Cozinhas & Infância”, desenvolvido pelo Instituto Comida e Cultura (ICC), que tem como uma das fundadoras Bela Gil.

As aulas aconteceram de forma virtual e presencial, com atividades práticas na cozinha do Centro Municipal de Educação Infantil ‘Magia Do Saber’ Anita Goulart. O projeto contou com recursos do Banco de Projetos e Entidades (Bapre) do MPMT. Segundo o ICC, o objetivo do programa foi preparar educadores, apresentando conhecimentos sobre a história da alimentação humana e da culinária brasileira, habilidades culinárias e alimentação saudável.
 

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora