Connect with us

MATO GROSSO

MPMT promove curso de extensão sobre Violência de Gênero

Publicado

em

Começam na próxima quarta-feira (26) as inscrições para o curso de extensão “Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Gênero Feminino”, realizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, em parceria com o Centro de Apoio Operacional (CAO) sobre Estudos de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e Gênero Feminino. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de agosto, aqui.   

Destinado a membros, servidores e estagiários do Ministério Público brasileiro e integrantes da rede de proteção, o curso terá carga horária total de 40 horas, distribuídas em oito módulos. O objetivo é capacitar os participantes com conhecimentos e habilidades essenciais ao combate à violência de gênero para promover seu desenvolvimento pessoal e profissional, fornecendo uma base sólida de aprendizado e promovendo a aplicação prática dos conceitos abordados.

As aulas serão virtuais e mensais, via plataforma Microsoft Teams, na modalidade de ensino síncrona (ao vivo), das 8h às 11h (horário de Mato Grosso), permitindo a participação ativa dos alunos, que poderão interagir com os professores e colegas em tempo real, esclarecendo dúvidas e compartilhando experiências.

“A ideia é que os participantes possam, no exercício de suas atividades funcionais, aplicar o conhecimento adquirido no curso de extensão. Por isso, integrantes de toda a rede estão convidados, incluindo membros do Juizado Especial, Defensoria Pública, Delegacia de Polícia, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselho Tutelar, Casas de Passagem, além de outros Ministérios Públicos”, explicou o coordenador do Ceaf, Antonio Sergio Cordeiro Piedade. 

As aulas terão início em 18 de agosto. O primeiro módulo abordará os temas “Reflexões acerca da (in)aplicabilidade dos métodos da justiça restaurativa nos conflitos decorrentes da violência doméstica contra a mulher”, com a promotora de Justiça Gileade Pereira Souza Maia, e “A ética e a ética do cuidado | O Canadá e o tratamento das questões relacionadas aos direitos humanos das mulheres no país”, com o promotor de Justiça Joelson de Campos Maciel. 

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

PM aplica 20 infrações, remove 11 veículos e prende dois em flagrante durante ação contra crimes de trânsito em Cuiabá

Publicado

em

Por

A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio do 10º Batalhão de PM do bairro Verdão, aplicou 20 Autos de Infração de Trânsito, removeu 11 veículos e prendeu duas pessoas em flagrante por direção perigosa durante a Operação Dubai para fiscalização contra crimes de trânsito na noite desta quinta-feira (19.09), em Cuiabá.

A operação foi realizada na avenida Estrada das Cruzes, mais conhecida como Avenida Dubai, no bairro Ribeirão do Lipa, após diversos registros de denúncias sobre disputas de corridas rachas entre veículos e entre outros flagrantes de crimes de trânsito.

Durante a noite, 40 veículos foram abordados, o que resultou na aplicação de 20 infrações de trânsito, sendo 10 infrações por documentação de veículo atrasada, seis autuações por conduzir veículo sem CNH, duas infrações por mudança de característica de veículo (carros rebaixados) e duas por direção perigosa. Além das infrações, 11 veículos foram removidos por demais irregularidades.

Ainda na ação, dois homens, de 19 e 22 anos, foram presos em flagrante por direção perigosa. Os suspeitos foram flagrados, na chegada das equipes policiais, realizando uma disputa entre carros. Eles foram conduzidos para a Central de Flagrantes de Cuiabá e tiveram seus veículos removidos.

O comandante do 10º Batalhão de PM, tenente-coronel Bruno Marcel Souza Tocantins, afirmou que a operação foi desencadeada depois de um trabalho de investigação que possibilitou a identificação dos infratores e dos dias em que eles realizam as ações delituosas na região.

“Esta avenida vem sendo palco de diversos crimes de trânsito, som alto e perturbação do sossego, incomodando toda a vizinhança e colocando em risco a vida de pessoas que transitam pelo local. A Polícia Militar, por meio do setor de inteligência, conseguiu identificar esses suspeitos e, aqui nesta ação, conseguimos localizá-los e aplicar as devidas infrações de trânsito”, ressaltou o comandante.

O tenente-coronel Marcel afirmou que as ações de fiscalização de trânsito serão contínuas na região e em outros locais de denúncias da população.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora