Connect with us

MATO GROSSO

MPMT presta homenagem a procurador pantaneiro

Publicado

em

A nova sede das Promotorias de Justiça de Cáceres recebeu o nome do procurador de Justiça Benedito Xavier de Souza Corbelino – in memoriam. A cerimônia, realizada na quinta-feira, 7 de novembro, reuniu familiares e amigos para celebrar a história de vida e a trajetória do servidor público, que construiu sua carreira profissional no Ministério Público de Mato Grosso.

O procurador de Justiça Benedito Xavier de Souza Corbelino, conhecido também por Corbelino ou “Vica”, era um pantaneiro de coração, apaixonado por sua terra natal, Cáceres. Tinha uma rotina simples e prazerosa, marcada por pescarias no Rio Paraguai, cavalgadas e momentos de descontração com amigos.

No Ministério Público de Mato Grosso, Corbelino se destacou como promotor e procurador de Justiça. “Ele deixou um legado enorme à nossa instituição, pelos seus conhecimentos jurídicos, inteligência e pelos trabalhos prestados ao Estado de Mato Grosso. Por todas essas razões, em uma homenagem mais que merecida, estamos emprestando seu nome para denominar as novas instalações da sede das Promotorias de Cáceres”, destacou o procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Júnior.

Ao lado do amigo Orlando de Almeida Perri, hoje desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Benedito Corbelino iniciou sua carreira de advogado em Cáceres, estudando incansavelmente para concursos públicos. “Fato é que Vica amava este lugar. Ele amava essa cidade, amava seus amigos. Eu tive a satisfação e o prazer de conviver com o Vica por mais de 40 anos. Eu acredito que somos irmãos espirituais. Ele inspirava as pessoas”, destacou Perri, ao lembrar a convivência com o parceiro de vida.

Responsável pela indicação para a homenagem, o procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado lembrou que “Vica” foi o grande incentivador de seu ingresso no Ministério Público. “Eu preciso confidenciar que Corbelino foi um dos responsáveis por eu ter feito concurso para o Ministério Público. Eu trabalhava no escritório de advocacia do meu pai e tive a oportunidade de acompanhar um júri. Foi ali que vi Corbelino atuar, e ele foi magnífico. De lá, saí convencido de que gostaria de atuar no Ministério Público”, lembrou.

Representando os familiares do procurador, o advogado Gabriel Corbelino reconheceu a importância da homenagem e destacou a vocação do pai em servir ao Ministério Público. “Quero aqui, em nome dos filhos e da família, agradecer ao Ministério Público por essa homenagem, esse reconhecimento à memória do meu pai. A vocação do meu pai era ser promotor de Justiça, era defender o povo. Espero que os promotores de Cáceres se espelhem no meu pai e atuem ferrenhamente em favor da sociedade e daqueles que necessitam de uma intervenção ministerial”, disse o advogado Gabriel Corbelino.

O procurador de Justiça Benedito Corbelino foi o primeiro promotor a ocupar o cargo de secretário de Estado de Segurança Pública, na gestão do governador Dante Martins de Oliveira, onde implementou diversas iniciativas inovadoras para fortalecer a segurança pública em Mato Grosso.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Seciteci forma 15 alunos como técnicos agrícolas em Rondonópolis

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), através da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Rondonópolis (ETEC), realizou cerimônia de formatura de 15 estudantes do curso técnico em Agricultura. O evento ocorreu na noite desta quinta-feira (07.11).

A formatura ocorreu depois de 18 meses de curso gratuito na modalidade subsequente, ou seja, para alunos que já concluíram o ensino médio.

A diretora da ETEC, Leila Aoyama, ressaltou a importância da formatura para os alunos. “Esperamos que os egressos tenham êxito na carreira profissional e contribuam com trabalho especializado e qualificado nos diversos setores da cadeia do agro a partir do conhecimento adquirido”, declarou.

O curso de Agricultura na ETEC de Rondonópolis é ofertado desde 2008 e é referência regional diante do papel estratégico do agronegócio em Mato Grosso.

A aluna Bruna Vitoria Soares Batista ressaltou que o curso foi um aprendizado que lhe agregou muito com o desenvolvimento pessoal. “Eu gostei muito. Nós conseguimos aprender muitas coisas da prática. Daqui para frente, eu só espero sucesso”, disse.

O superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da Seciteci, Ederson Andrade, participou da solenidade e destacou que “os novos técnicos agrícolas irão atuar diretamente no crescimento econômico e social de Mato Grosso”.

A Escola Técnica Estadual de Rondonópolis possui, atualmente, 12 cursos técnicos que têm por finalidade preparar o aluno para atuar no mercado de trabalho. As aulas são planejadas visando a aplicação de conhecimentos teóricos e práticos.

Os cursos oferecidos na Escola de Rondonópolis envolvem os eixos tecnológicos de informação e comunicação, gestão e negócios, recursos naturais, saúde e infraestrutura.

A Seciteci conta em todo o Estado com 17 ETECs e 36 ofertas de cursos escolhidos de acordo com a vocação regional em várias áreas, como administração, enfermagem, automação industrial, entre outros. A relação de cursos por municípios atendidos pode ser vista através de link (acesse aqui). Mais informações podem ser obtidas através das ETECs.

*Sob supervisão de Téo Meneses.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora