O prefeito pede apoio da sociedade organizada, de todos os moradores na responsabilidade em manter limpo o seu quintal e ajudar na manutenção do dia a dia da cidade. “O município faz a sua parte, através do calendário de limpeza urbana. Estamos intensificando as ações, por meio dos agentes de saúde, mas precisamos do apoio de todos, caso contrário temos o risco de perder vidas para essa doença tão perigosa”, suplica.
Conforme dados da Vigilância em Saúde Ambiental, no primeiro ciclo de 2023, o Loteamento do Valo chegou a 14,71% e o Projeto Casulo 13,04%. No segundo ciclo, que fechou nesta semana, aparece o bairro Verdes Campos com índice de 15,33%. O índice geral do Município fechou em 3,72% no primeiro ciclo e 3,1% no segundo. O índice aceitável pelo Ministério de Saúde é de até 1%.
A coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, Claudete observa que de janeiro até o momento tivemos 62 casos de dengue confirmados e para manter esse número baixo, é essencial o auxílio da população. Hoje, a equipe conta com 13 agentes de endemias à campo, divididos por áreas de trabalho. “Estamos encontrando muitas, mas muitas larvas em vasos de flores e como estamos com pouca gente, precisamos concentrar nossos esforços em bairros com índices mais altos e pontos estratégicos como ferros velhos, borracharias e outros que possam concentrar criadouros”, relata.