Connect with us

MATO GROSSO

MP e Judiciário se unem para implantação da Justiça Restaurativa 

Publicado

em

A 2ª Promotoria de Justiça de São Félix do Araguaia (a 1.200km de Cuiabá) assinou termo de cooperação técnica com o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur), para a realização de “Círculos de Construção de Paz” na comarca. O Ministério Público também providenciou os trâmites na esfera municipal para tornar lei o programa de “Práticas de Construção de Paz” nas escolas. 

“Estamos muito satisfeitos com a assinatura deste termo de cooperação técnica que vai instituir a política de paz nas escolas, por meio dos Círculos de Paz. É uma iniciativa muito importante do Tribunal de Justiça e estamos felizes por integrar essa iniciativa.  A legislação tem previsão de ser aprovada ainda hoje, pois o projeto teve uma excelente recepção pela prefeita, pela secretária de Educação e pelo legislativo, que está tratando o tema como prioridade. Essa proposição segue em caráter de urgência”, explicou o promotor de Justiça substituto Marco Antônio Prado Nogueira Perroni. 

Os Círculos de Construção de Paz utilizam a técnica do diálogo e escuta ativa, uma ferramenta que tem gerado resultado no combate aos conflitos dentro das escolas e demais setores do município.

“Há quatro meses ministrei uma aula sobre a Justiça Restaurativa e o promotor de justiça da comarca, Marco Perroni, ficou muito interessado e realizou as tratativas para levar e consolidar essa política pública para o município de São Félix do Araguaia. Agora, estamos concretizando o projeto para que ele possa gerar bons frutos na cidade. Também estamos muito animados com mais essa expansão no sentido de fortalecer as políticas públicas para eliminar a violência nas escolas”, declarou a presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva. 

A política de pacificação social é realizada pelo Nugjur, coordenada pelo juiz auxiliar da Presidência Túlio Duailibi Alves de Souza. O magistrado destacou que a iniciativa do promotor Marco Perroni promove bons resultados “todos ganham, principalmente a comunidade que poderá usufruir de um projeto com objetivo restaurar vínculos, através de um diálogo estruturado”.    

Justiça Restaurativa em MT – O Nugjur contabilizou até setembro de 2023 a realização de 465 Círculos de Construção de Paz com 15 mil participantes, sendo 9 mil crianças, adolescentes e jovens beneficiados com o trabalho do Judiciário mato-grossense que se tornou referência nacional na expansão da metodologia. Na rede de ensino pública e privada, o Círculos de Construção de Paz é uma ferramenta da Justiça Restaurativa estimulada e desenvolvida pela Resolução n.º 225/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que definiu 2023 o ano da Justiça Restaurativa na educação.  

Foto: TJMT
(Com informações do TJMT)

 
 

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Juiz alerta para golpes utilizando nome de advogada e decisões falsas do juízo de Juara

Publicado

em

Por

O juiz da Comarca de Juara, Fabricio Savazzi Bertoncini, alerta advogados e cidadãos com processos que tramitam na Justiça de Mato Grosso, que golpistas estão utilizando o nome de uma advogada que atua na Comarca de Porto dos Gaúchos, para requisitar pagamentos de valores, encaminhando decisão supostamente proferida pelo juízo de Juara.  
 
Os golpistas encaminham por WhatsApp um texto de uma suposta condenação em que o juízo solicita o pagamento de multa processual no valor de R$ 28.989,71, para que o processo seja arquivado. Eles ainda pedem que o valor seja pago em, no máximo, 24 horas, e que, caso a pessoa não cumpra a solicitação, poderá ser presa em flagrante delito pelo crime de desobediência, além de receber multa diária no valor de cinco mil reais e bloqueio parcial dos bens até o pagamento da ordem.
 
Na mensagem de WhatsApp, os criminosos se identificam como a advogada, que está prestes a entrar em audiência. Então dizem que saiu uma decisão, mas que a pessoa deve conversar com o secretário da advogada e envia o contato do suposto secretário.   
  
Marcia Marafon 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora