Connect with us

MATO GROSSO

MP Brasileiro lança campanha de combate ao racismo institucional

Publicado

em

Quantas pessoas negras em cargos de liderança você conhece? Pensou? O convite à reflexão é feito pelo Ministério Público Brasileiro em uma campanha de combate ao racismo institucional lançada nesta terça-feira (19). A ação foi articulada pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), com participação direta do Ministério Público da Bahia. O Ministério Público do Estado de Mato Grosso aderiu à iniciativa.

Na campanha, o MP Brasileiro lembra que ‘não existe igualdade sem oportunidade’. Chances, possibilidades que, segundo análise realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), ainda são escassas para os negros no mercado de trabalho, “um espaço de reprodução da desigualdade”.

A campanha visa conscientizar a população sobre a importância da diversidade étnico-racial nos espaços de poder, decisão e liderança. Uma ação que pretende despertar e fomentar a mobilização contra a violência silenciosa que afeta a autoestima e a chegada em cargos de liderança e melhores salários de pessoas negras.

A campanha foi produzida em homenagem ao “Novembro Negro” e será divulgada, até o próximo dia 30, em TVs, rádios e sites, por meio de peças publicitárias, como cards, Vts, spots, banners e outdoors.

Nossa realidade – Mato Grosso é o estado do Centro-Oeste com a maior concentração de pessoas negras, o correspondente a 65,9% da população estadual, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Ministério Público Estadual, dos 2.318 integrantes da instituição, 642 (27,69%) se autodeclaram da raça negra, com 67 (2,89%) que se autodeclararam pretos e 575 (24,80%) se autodeclararam pardos. Entende-se por integrantes os membros, servidores, estagiários e residentes do MPMT.

Entre os membros do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, o número de promotores, promotoras, procuradores e procuradoras de Justiça que se autodeclararam da raça negra é de 96 pessoas, o  que correspondente a 36,09%, sendo 92 pardos (34,58%) e 4 pretos (1,50%). O levantamento foi realizado em agosto do ano passado.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil prende 10 pessoas em flagrante por porte ilegal e associação criminosa

Publicado

em

Por

Ação investigativa da Delegacia de Pontes e Lacerda nesta terça-feira (19.11) resultou na prisão em flagrante de dez adultos, sendo cinco homens e cinco mulheres, por associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores.

A Delegacia de Pontes e Lacerda recebeu informações de que integrantes de uma facção criminosa estariam em um motel da cidade, em uma espécie de confraternização.

Segundo as informações, desde a noite anterior o grupo estava no local ingerindo bebida alcoólica, usando entorpecentes e exibindo armas de fogo em redes sociais.

Diante das informações iniciais, uma equipe investigativa foi ao local e abordou 16 pessoas que estavam no quarto motel, entre adultos e menores de idade, que foram encaminhados à delegacia. Com o grupo foram apreendidos 13 telefones, bebidas alcoólicas, R$1.500,00 e duas armas de fogo, um revólver calibre 38 e uma pistola 380.

Os adultos foram presos e autuados em flagrante por associação criminosa armada, porte ilegal de arma de fogo, corrupção de menores, fornecimento de bebida alcoólica a menores de idade e desacato. Os menores de idade responderão por atos infracionais análogos aos crimes de associação criminosa armada e porte ilegal de arma de fogo.

Parte dos suspeitos ainda responderá pelo delito de desacato, pois no momento da abordagem e condução xingaram os policiais civis.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora