Connect with us

BRASIL

MP apresenta ao Iphan propostas para revitalização da Praça dos Três Poderes

Publicado

em

MP apresenta ao Iphan propostas para revitalização da Praça dos Três Poderes
Caio Barbieri

MP apresenta ao Iphan propostas para revitalização da Praça dos Três Poderes

A Rede Urbanidade realizou uma reunião nesta segunda-feira, 20 de maio, com representantes da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( Iphan ) no Distrito Federal, a fim de apresentar sugestões para a revitalização da Praça dos Três Poderes.

O edital de licitação para a escolha do projeto foi lançado em abril, e a proposta da Rede inclui ideias para melhorar a acessibilidade, criar locais para estacionamento e guarda de bicicletas, interligação das ciclovias, travessias seguras para os palácios e espaços de convivência, como a instalação de banheiros públicos para os visitantes.

O promotor de justiça Dênio Augusto de Oliveira Moura, coordenador da Rede Urbanidade, ressaltou a importância de ouvir a voz dos cidadãos que frequentam o local.

“A revitalização é uma oportunidade de repensar esse espaço público de relevância nacional. Priorizar as necessidades de pedestres e ciclistas é uma mensagem importante que Brasília tem a oportunidade de mandar ao mundo inteiro”, afirmou.

Representante da associação Rodas da Paz, Allan Araújo de Sousa reforçou a necessidade de integração das áreas vizinhas com a praça.

“Entendo como imprescindível a participação coletiva e cidadã para melhorar o acesso à cidade e, particularmente, o usufruto da praça mais importante do país”, destacou.

Restauração

O projeto de restauração da Praça dos Três Poderes incluirá a recuperação de estruturas comprometidas, piso novo de pedras portuguesas, restauro de obras de arte, recuperação do Museu da Cidade, reforma do Espaço Lúcio Costa, iluminação da praça e dos monumentos, acessibilidade, drenagem, instalação de câmeras de segurança e substituição de placas de sinalização.

A reforma será financiada com recursos públicos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com estimativa inicial de R$ 993 mil. O governo federal enviará o projeto vencedor ao Governo do Distrito Federal (GDF) para a realização da licitação e execução das obras.

Rede

A Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo (Rede Urbanidade) foi criada em novembro de 2019, em parceria com a Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) e diversas entidades que se dedicam à causa da mobilidade.

O objetivo é garantir a participação da sociedade na elaboração, implementação e fiscalização da política local de mobilidade urbana, buscando soluções para os desafios nessa área, visando o desenvolvimento sustentável.

The post MP apresenta ao Iphan propostas para revitalização da Praça dos Três Poderes first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora