Palco de um momento histórico, Rondonópolis celebrou mais um marco no movimento de pacificação com a certificação de 42 facilitadores de círculos de construção de paz da Justiça Restaurativa no auditório do tribunal do júri, a terceira turma certificada em menos de dois anos. A solenidade, realizada durante o Movimento Paz e Conciliação, coordenado pelo juiz Wanderlei José dos Reis, contou com a presença de diversas autoridades locais e foi marcada pelo comprometimento dos novos facilitadores em fortalecer a cultura da paz nas escolas municipais.
A solenidade que contou com a presença da presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, do juiz coordenador do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (Nugjur), Tulio Dualibi Alves Souza, do prefeito eleito Claudio Ferreira, do juiz coordenador da justiça restaurativa em Rondonópolis, Wanderlei José dos Reis, e de várias autoridades, como o presidente do Nupemec, desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira, o presidente eleito do Tribunal de Justiça biênio 2025-2026, desembargador José Zuquim Nogueira, o corregedor-geral da Justiça eleito, biênio 2025-2026, desembargador José Luiz Leite Lindote, além de juízes da comarca.
A certificação dos novos facilitadores traz ainda mais fôlego para os círculos de construção de paz, que já beneficiaram mais de 41 mil alunos da rede pública local. Os facilitadores, agora oficialmente certificados, têm a missão de seguir promovendo espaços de diálogo e empatia, colaborando com a prevenção e resolução dos conflitos nas escolas e aproximando a comunidade das práticas restaurativas, sob a supervisão do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e do Nugjur.
A presidente do Tribunal de Justiça enfatizou o engajamento da Comarca de Rondonópolis nos projetos da Justiça Restaurativa. “Parabéns à comunidade de Rondonópolis porque é uma comunidade que sempre adere com muita ênfase os projetos dessa natureza. Tudo que propusemos aqui sempre deu certo. Temos muita gratidão pelo empenho da equipe local que abraçou com muita força e dedicação essas tarefas”, ressaltou.
Em seu pronunciamento, o juiz Wanderlei José dos Reis, que coordena a Justiça Restaurativa e autor da iniciativa na comarca, agradeceu aos facilitadores que assumiram o compromisso da pacificação e por acreditarem nesse projeto. “Significa um verdadeiro mutirão social que envolve o Estado e a sociedade civil, num objetivo maior de fomentar relações pautadas pelo diálogo, criando ambientes escolares empáticos, saudáveis, seguros e sem violência, com reflexos positivos na família, no Poder Judiciário, em toda a sociedade”, disse.
O juiz coordenador Wanderlei Reis destacou a importância do projeto e o papel dos facilitadores na transformação da sociedade. “Cada facilitador certificado representa um ponto de apoio para as pessoas que buscam resolver suas divergências de forma pacífica. Estamos construindo uma Rondonópolis mais justa, onde o diálogo e o respeito são os caminhos para o entendimento”.
O magistrado apresentou números da Justiça Restaurativa na comarca: em 2023, mais de 2.200 pessoas participaram de Círculos de Construção de Paz e em 2024 já foram 1.770 pessoas, sendo que grande parte delas são estudantes das escolas públicas de Rondonópolis.
O prefeito eleito de Rondonópolis, Claudio Ferreira, elogiou a iniciativa do Poder Judiciário diante das diversas formas de buscar a paz social. “É uma iniciativa inovadora que vem para somar e ajudar. Infelizmente, nós vivemos em uma sociedade violenta e nós temos que fazer o enfrentamento disso de todas as formas. O Judiciário de Mato Grosso está de parabéns e esperamos que venha trazer bons frutos para a sociedade”, afirmou.
Na ocasião, a presidente do TJMT e do Nugjur, desembargadora Clarice Claudino da Silva, foi homenageada com uma pintura feita exclusivamente para o evento chamada de “Árvore da Justiça Restaurativa de Rondonópolis”, confeccionada pelo Cejusc local, e que foi entregue pelo juiz Wanderlei Reis, simbolizando a frutificação e consolidação da justiça restaurativa na comarca.
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: fotografia registrando os conciliadores, eles estão em cima do palco e exibem o documento de certificação. Imagem 2: fotografia da presidente do TJMT e de uma facilitadora, que exibe o documento de certificação. Imagem 3: fotografia do juiz coordenador do Cejusc, ele está em pé no púlpito e fala ao microfone. Imagem 4: fotografia da presidente do TJMT recebendo uma quadro, com o desenhlho de uma árvore. A entrega é feita pelo juiz coordenador do Cejusc.
Cerca de 2 mil atletas profissionais, amadores e apaixonados por corrida se inscreveram na 36ª edição da Corrida Sesc Homens do Fogo, que será realizada neste domingo (24.11), em Cuiabá.
O evento é realizado em parceria com o Sesc Mato Grosso. A retirada dos kits da corrida inicia, já nesta quinta-feira (21.11), na unidade do Sesc Arsenal. A corrida também integra a programação oficial de eventos promovidos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), que neste ano comemora 60 anos de história.
O evento já se consolidou como uma das principais iniciativas do calendário esportivo da região metropolitana de Cuiabá e atrai participantes de diversas idades.
De acordo com o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a Corrida Sesc Homens do Fogo é uma oportunidade para destacar a importância do esporte como ferramenta de integração social e promoção do bem-estar.
“Um dos diferenciais da inscrição é o caráter beneficente, em que cada atleta contribui com 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições de caridade. Mais do que uma competição, a corrida também reforça o compromisso solidário da nossa corporação, que sempre busca apoiar e fortalecer os laços com a comunidade”, destacou o coronel.
A Corrida Sesc Homens do Fogo terá dois percursos: 5 km e 10 km. Em ambos os casos, a largada e a chegada serão na Diretoria de Administração Institucional do CBMMT, localizada na Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, a partir das 6h30. A medição oficial da corrida será realizada pela Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT).
Os primeiros colocados nas categorias Geral e Segurança Pública, em ambos os percursos, receberão um troféu, além de premiação em dinheiro. Ao todo, serão R$ 8,3 mil em prêmios. Os melhores colocados por faixa etária nas duas distâncias receberão um troféu, enquanto todos os corredores inscritos serão premiados com uma medalha de participação.
Além da premiação da corrida, serão sorteadas duas bolsas de estudo que dão direito a 50% de desconto em cursos superiores na área de tecnologia digital pela Univag.
Entrega de kits
A entrega dos kits, que incluem a camiseta oficial do evento, chip de cronometragem e número de identificação do participante, começa nesta quinta-feira (21.11) e segue até o sábado (23.11), no Sesc Arsenal, com endereço na Rua Treze de Junho, s/n, Centro Sul, em Cuiabá.
Para a retirada, é necessária a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis. A retirada deverá ser feita pelo atleta inscrito com a apresentação do comprovante de pagamento da inscrição e de um documento original com foto. Caso o kit seja retirado por terceiros, será necessária a apresentação do comprovante de pagamento do atleta inscrito.